NOTÍCIAS

ICV realiza ações educativas para reforçar enfrentamento à violência contra a mulher

O Instituto Cândida Vargas (ICV), que integra a rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, está realizando uma série de atividades em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional para conscientizar e fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa também dá visibilidade à Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025.

Referência no atendimento a adolescentes e mulheres em situação de violência doméstica e sexual, o ICV tem promovido ações educativas internas voltadas para as usuárias. As atividades incluem a entrega de folders informativos, orientações e rodas de conversa sobre os tipos de violência, a importância da Lei Maria da Penha e os dispositivos da rede de proteção.

 
 
   

A psicóloga e coordenadora multiprofissional do Serviço de Violência do ICVio, Sandra Garcia, destacou o papel social da instituição. “Ao oferecer ações psicoeducativas e preventivas, o ICV cumpre sua missão de contribuir para a conscientização e o empoderamento das mulheres, além de fortalecer a rede de proteção. É fundamental que cada usuária tenha acesso à informação de forma clara e acolhedora, compreendendo que não está sozinha e que existe uma rede de apoio disponível para garantir seus direitos”, afirmou.

No contexto do atendimento às vítimas, o trabalho da equipe multiprofissional tem sido fundamental. A coordenadora do Serviço Social do ICV, Liane Guerra, ressaltou que o serviço atua na garantia de direitos e nos encaminhamentos necessários. “A assistente social da maternidade atua na garantia de direitos e encaminhamentos para rede de apoio e proteção de forma a empoderar estas mulheres para que possam sair do ciclo de violência e a possibilidade de requerer as medidas protetivas de urgência, de forma humanizada e segura”, explicou.

As ações educativas contam com a participação conjunta do Serviço de Referência em Violência do ICV, do setor de Psicologia e do Serviço Social, com apoio da direção. O objetivo é fortalecer a rede de enfrentamento e ampliar o acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.