A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (Inovatec-JP), lançou nessa quarta-feira (20) dois editais estratégicos que fortalecem as políticas públicas municipais voltadas à inovação, à educação científica e à sustentabilidade. São eles: o edital nº 011/2025 – Cientistas do Amanhã: Olimpíadas do Conhecimento e o edital nº 010/2025 – Campeonarte: Campeonato de Arte com Resíduos Eletrônicos.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, destacou que as iniciativas se articulam ao Programa Municipal de Apoio a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Formação de Recursos Humanos (PMAPDI) e reafirmam o compromisso da gestão municipal em integrar ciência, tecnologia, arte e meio ambiente às práticas pedagógicas e à formação cidadã dos estudantes da rede pública de ensino da Capital.
Como participar – As inscrições para os dois editais são gratuitas e devem ser realizadas de forma eletrônica, seguindo as regras específicas de cada chamada pública. No edital nº 011/2025 – Cientistas do Amanhã, os interessados precisam ser docentes pesquisadores vinculados a instituições educacionais e/ou científico-tecnológicas, públicas ou privadas, sediadas em João Pessoa. O cadastro deve ser feito no site da Inovatec-JP (www.inovatecjp.com.br).
Já no edital nº 010/2025, o processo de inscrição para o Campeonarte também é feito de forma digital, conforme orientações disponíveis no documento publicado no site da Inovatec-JP. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, escolas, coletivos culturais, grupos artísticos e organizações sociais sediadas em João Pessoa, que desenvolvam projetos utilizando resíduos eletrônicos como matéria-prima para a criação artística.
As propostas devem contemplar ações educativas, oficinas e a produção de obras artísticas que serão expostas ao público em evento promovido pela Secitec e Inovatec-JP. O envio da documentação e do projeto deve respeitar os prazos definidos no edital, que também estabelece os critérios de avaliação, os valores de apoio financeiro e a forma de acompanhamento da execução das atividades.
“As iniciativas são importantes para o desenvolvimento de habilidades artísticas, conscientização sobre preservação do meio ambiente e aprofundamento de conhecimentos científicos de estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de João Pessoa, descoberta e potencialização de talentos nesse nível de ensino no Município e popularização da ciência na sociedade”, destacou o diretor de Divulgação da Inovação e Tecnologia da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Silvio Rossi.
Para execução do Campeonarte foram criadas três modalidades: Maquetes, Pintura e Robótica, cujo regulamento é parte integrante do edital, que tem o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente, mediante a adoção de comportamentos sustentáveis por parte dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, incentivando-os a criar peças de arte a partir dos múltiplos tipos de resíduos eletrônicos descartados, contribuindo, assim, para mitigar os efeitos da contaminação do solo por esses materiais e reutilizando-os para fins educacionais e de sustentabilidade.
Serviço:
Edital nº 011/2025 – Cientistas do Amanhã
Período de submissão: 25/08 a 10/09/2025
Público-alvo: docentes pesquisadores e estudantes da rede pública municipal (8º e 9º anos)
Edital nº 010/2025 – Campeonarte
Período de inscrições: 20/08/2025 a 04/09/2025.
Objetivo: obras artísticas com resíduos eletrônicos
Mais informações: www.inovatecjp.com.br/editais/