ESPORTES

Festival João Gonçalves Filho de Judô marca o domingo no Pinheiros


 
 
   




Aproximadamente 800 crianças participaram da homenagem, que contou com viés social  

 

O Esporte Clube Pinheiros realizou neste domingo, dia 17, o XIV Festival João Gonçalves Filho de Judô. Aproximadamente 800 crianças de diversas categorias e Clubes, lutaram para homenagear o ex-judoca. O Presidente do Clube, Andre Fiore, fez a abertura do evento, que contou com Wilma, ex-esposa de João, o medalhista olímpico Rafael Silva, o sensei Sérgio Baldijão, entre outras autoridades. 

“Este evento é em homenagem justa e merecida ao João, que dedicou cerca de 40 anos de sua vida ao judô no Esporte Clube Pinheiros, formando não apenas atletas, mas cidadãos. O festival carrega a essência do judô: respeito, disciplina, superação e, acima de tudo, amizade. Aqui, mais do que competir, nossas crianças têm a oportunidade de aprender, de se socializar, de experimentar a emoção das lutas, dentro das regras adaptadas e com a arbitragem pedagógica. O que importa não é o resultado em si das lutas, mas o caminho percorrido, o esforço, a coragem de entrar no tatame e dar o seu melhor. Por isso, fazemos questão que todos sejam premiados”, disse o presidente do Clube, Andre Fiore, antes de homenagear Wilma com um buquê de flores. 

Wilma e Andre Fiore. Foto: Gabriella Garbim/ECP

Emocionada, Wilma, ex-esposa de João, agradeceu pela homenagem. “Obrigado Clube Pinheiros por tudo o que faz pelo esporte. Hoje o meu coração bate muito mais forte porque o judô mora na minha vida há muitos anos. No Judô eu comecei a namorar o meu marido e eu sei o quanto é agradável receber essa homenagem. Obrigado”, disse.

O festival, que lotou as arquibancadas do Ginásio Henrique Villaboim, contou com o viés social, como detalha o sensei Raphael Moura. “É maravilhoso realizar esse evento, que também tem o caráter social. É o maior evento de arrecadação de alimentos do Pinheiros, também em número de associados e de atletas convidados. Então, para a gente é um orgulho tremendo receber cerca de 800 crianças e muitas delas vindo de projetos sociais”, contou. 

O sensei Raphael Moura. Foto: Gabriella Garbim/ECP

O Sensei Sérgio Baldijão,  que conviveu com João Gonçalves Filho no Pinheiros, compartilhou sobre o que representou o ex-judoca para o Pinheiros. “Ele foi um hiper atleta. Campeão de Natação, Pólo Aquático e Judô. Convivi com ele durante 40 anos, o considerava como irmão mais velho. Aprendi muito  com ele, tudo o que ele pôde transmitir e como fazia com que cada pessoa pudesse acreditar em seu talento. Foi um grande legado”, contou. 

O medalhista Olímpico, Rafael Silva, o baby, também prestigiou o evento e compartilhou sua experiência. “Para mim é um prazer muito grande estar aqui. Eu venho todo ano com muita alegria e satisfação. Gosto muito de homenagear o sensei João, mas também gosto de estar aqui com as crianças, e acompanhar a primeira experiência deles em competições”, finalizou.  

Rafael Silva, o Baby e Sérgio Baldijão. Foto: Gabriella Garbim/ECP