NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Copasa inaugura novos reservatórios de água em São Thomé das Letras

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) inaugurou, nesta sexta-feira (11/7), três  novos reservatórios de água tratada em São Thomé das Letras, no Sul de Minas. A obra representa um marco para a infraestrutura da cidade que recebe, diariamente, centenas de visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo, com vista privilegiada, paisagens místicas e vocação turística consolidada.

Atualmente, a Copasa atende cerca de 8.560 moradores em São Thomé das Letras. No entanto, durante feriados prolongados e eventos culturais, esse número pode saltar para até 20 mil pessoas — um aumento de mais de 130% na demanda por água tratada.

“Água é infraestrutura, desenvolvimento e bem-estar. Em cidades como São Thomé das Letras, investir em reservação é investir em segurança hídrica, qualidade de vida e fortalecimento da atividade turística. Estamos entregando uma estrutura com visão de longo prazo, preparada para o crescimento da cidade e resiliente frente às oscilações de demanda”, afirmou o diretor de Operações da Copasa, Guilherme Frasson.

As obras foram realizadas pela Copasa em parceria com a Prefeitura de São Thomé das Letras e recebeu um investimento superior a R$ 760 mil. A cidade passa a contar com uma capacidade de reservação de 940 mil litros de água, o que representa um crescimento de aproximadamente 47% em relação à capacidade anterior.

O aumento beneficia os bairros mais altos, como o Alto do Cruzeiro, onde havia maior incidência de intermitências durante os períodos de pico.

O prefeito Donizete Flauzino da Rocha também comemorou a conquista. “Estamos aqui hoje para celebrar a ampliação do centro de reservação da Copasa em São Thomé das Letras. Procuramos a empresa logo no início do ano e fomos muito bem atendidos. Essa obra é de uma importância imensurável. Não temos nem palavras para expressar a gratidão que a nossa população está sentindo pela Copasa”.

O superintendente de Operações Sul da Copasa, Luiz Eduardo Carvalho Gomes, destacou a relevância do projeto. “Mais do que ampliar a reservação, nossas equipes estão atuando de forma estratégica e com total comprometimento para garantir estabilidade, segurança hídrica e qualidade de vida aos moradores e visitantes. Isso é essencial para uma cidade que vive do turismo, da cultura e do acolhimento”, pontuou.

Os novos reservatórios, com capacidade de 100 mil litros cada, foram implantados no Centro de Reservação da Copasa, no Parque Antônio Rosa — um ponto estratégico para o sistema, mas de difícil acesso. Para viabilizar a instalação, foi necessário um trabalho técnico minucioso, logística apurada, uso de maquinário específico e atuação integrada de diversas frentes.

Para a moradora do bairro Alto do Cruzeiro, Alcina Maria de Souza, a conclusão dessa obra é uma grande realização. “Representando aqui os moradores de São Thomé, digo que é uma satisfação muito grande estarmos conseguindo essa obra. Isso é motivo de muita comemoração”.