NOTÍCIAS

IFSP discute reformulação das licenciaturas – IFSP

Nova Diretriz Curricular Nacional exige adequações nos cursos de formação de professores

 
 
   

A Pró-reitoria de Ensino e Políticas Estudantis (PRE) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio de sua Diretoria de Graduação (DGRA), promoveu uma ampla mobilização para discutir a reformulação dos cursos de licenciatura da instituição. A ação, que envolveu 31 campi entre os dias 3 e 27 de junho, é motivada pela publicação da nova Diretriz Curricular Nacional (DCN) para a formação inicial de professores, estabelecida pela Resolução CNE/CP Nº 04/2024.

Com mais de 90 horas de reuniões e cerca de 4.800 km percorridos, os encontros reuniram coordenações, colegiados de curso, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), diretorias educacionais e docentes dos cursos de licenciatura, além da equipe da DGRA. O objetivo central foi promover um diálogo construtivo para o alinhamento institucional frente às novas exigências do Ministério da Educação.

A pró-reitora Juliana Pimenta enfatizou a relevância da iniciativa: “As reuniões foram fundamentais para estreitar a parceria entre os cursos e a PRE, especialmente nesse novo desafio de reformulação em função da nova DCN das licenciaturas”.

Segundo o diretor de Graduação, Tarcísio Leão, o processo foi marcado pela qualidade das discussões e pela articulação de estratégias coletivas: “Diante do desafio que temos, o diálogo para construção de estratégias que possam defender a educação de qualidade que acreditamos e atender à nova normativa é o único caminho possível. As reuniões foram de altíssima qualidade de reflexão e estratégias foram traçadas para o trabalho nos próximos 12 meses. Aproveito para agradecer o carinho e atenção com que fui recebido em cada campus. Uma grande satisfação”.

O cronograma de trabalho prevê o acompanhamento contínuo das ações, com encontros presenciais e on-line ao longo do segundo semestre de 2025 e primeiro semestre de 2026. As propostas curriculares reformuladas deverão ser enviadas à PRE até julho de 2026, para as etapas finais de aprovação.