A partir de amostras coletadas em áreas preservadas da Mata Atlântica, pesquisadores do Laboratório OneHealth, da Católica SC – campus Joinville, desenvolveram soluções naturais para dois dos maiores desafios da atualidade: o uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras e o avanço das superbactérias.
Na agricultura, o objetivo é substituir agrotóxicos por bioinsumos naturais — microrganismos que têm contribuído para tornar o cultivo de arroz e banana mais sustentável em Santa Catarina. Já na área da saúde, o foco está no desenvolvimento de novos antibióticos a partir de uma actinobactéria isolada da floresta, com potencial para combater bactérias multirresistentes.
Na linha de pesquisa agrícola, os cientistas do OneHealth isolaram e testaram bioinsumos como Bacillus velezensis e Trichoderma sp., que têm apresentado resultados consistentes na substituição de agrotóxicos em plantações de arroz e banana. Esses microrganismos são aplicados em práticas de transição agroecológica, contribuindo para um modelo de produção com menor impacto ambiental.
A professora Daiani Savi, coordenadora do laboratório, ressalta a importância dessa descoberta:
SONORA