NOTÍCIAS

Startups de São José ganham destaque em ranking global

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O ecossistema de startups de São José dos Campos ganhou destaque no relatório anual da StartupBlink, publicado nesta semana.

 
 
   

São José dos Campos foi a primeira cidade brasileira a ter um estudo de caso pela plataforma, que é o maior centro de pesquisa e mapeamento de ecossistemas de startups do mundo. Foram escolhidas 15 cidades para o estudo em todo o mundo.

De acordo com o ranking da StartupBlink, São José dos Campos é a segunda cidade mais desenvolvida da América Latina entre municípios entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, quando se trata do desenvolvimento e crescimento de empresas inovadoras. No ranking Brasil, São José ocupa a 14ª posição, atrás de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

A StartupBlink mede o volume de atividade no ecossistema, impacto e a performance das startups e a qualidade do ambiente de negócios em 118 países e mapeia mais de 1.400 cidades.

Ecossistema

O estudo de caso de São José dos Campos foi coordenado por Ricardo Lomaski, CEO da Innovation Hub Brazil Israel, e representante da StartupBlink.

Para Lomaski, a presença de universidades como o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e empresas como a Embraer, são fundamentais para explicar o case de sucesso de São José no desenvolvimento de startups.

“São José dos Campos é umas das únicas cidades do Brasil que possuem duas instituições que ajudaram a mudar o Brasil e são de orgulho de todos brasileiros, o ITA e a Embraer. Elas são a base para o desenvolvimento de todo ecossistema da cidade e exemplo nacional de parceria entre indústria e universidade. Foi dela que surgiu uma mão de obra extremamente qualificada, base essencial para a criação de startups inovadoras”, afirmou. 

O pesquisador também destaca o trabalho realizado pela gestão municipal.

“A Prefeitura de São Jose dos Campos foi pioneira em criar o primeiro parque tecnológico do Estado de São Paulo que virou um local efervescente de startups, pesquisa e de pessoas com paixão de deixar sua marca de impacto para o país”, disse. 

Relatório Startup Ecosystem Index 2025, elaborado pela StartupBlink | Foto: Divulgação

Relatório

O relatório Startup Ecosystem Index 2025 possui 377 páginas e dedica um capítulo ao Brasil e a São José dos Campos.

De acordo com o documento, a cidade ocupa atualmente o 7º lugar a nível Brasil em desenvolvimento de empresas inovadoras em Inteligência Artificial e também o 7º lugar em Software e Dados.

O relatório traz também informações sobre o Nexus, hub de inovação do Parque de Inovação Tecnológica, o programa da prefeitura Startup São José e o Parque Tecnológico da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), além de eventos como o Innovation Week.

Também ganhou destaque a criação do Centro de Inovação e Tecnologia da Nestlé para desenvolver soluções para a Indústria 4.0.

O relatório também informa que em 2024 a Psyche Aerospace, obteve US$ 2,9 milhões em financiamento para desenvolver o Harpia P-71, o maior drone de pulverização agrícola do mundo.

A TerraMagna é a startup que mais recebeu financiamentos na cidade, captando mais de US$ 27 milhões para suas soluções de crédito para o agronegócio.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico