• Francisco Beltrão | PR
Pela terceira vez em 2025, o piso do Ginásio Arrudão será substituído. Nesta quinta-feira, 22, a quadra instalada no início de maio começa a ser arrancada. Na sexta, a empresa MMS Pinova colocará outra plataforma de jogo.
Em janeiro, a velha quadra de madeira, que apresentava problemas há anos, deu vez para a instalação de uma feita de polipropileno. Colocado em março, este novo piso apresentou defeitos, com as peças se soltando, criando desníveis. Em 2 de maio, um material de valor superior foi instalado — sem custos para a Prefeitura. Mas os tacos, agora de maneira diferente, se soltaram ao longo dos dois jogos feitos pelo Marreco no Arrudão — contra Manoel Ribas, pelo estadual, e Cascavel, na LNF.
A Prefeitura de Francisco Beltrão diz que, após notificar a MMS Pinova, vencedora da licitação, irá confiar numa nova tentativa, visto que no dia 31 deste mês o Marreco volta a atuar em casa. “O proprietário foi solícito, trocou o piso, colocou um de qualidade melhor, mas estava estourando. Não há tempo hábil de fazer pintura ou colocar piso de madeira”, disse Genuir Merlos, o “Pelé”, Diretor da Secretaria de Esportes.
Porque os pisos dão problema no Arrudão
De acordo com Pelé, a quadra colocada em março foi produzida com material inferior pela MMS Pinova e por isso não assentou. O motivo do segundo piso também não se estabelecer direito não foi esclarecido. “Do primeiro, os técnicos apontaram problemas de fabricação, menos qualidade. O licitante tentando jogar o preço lá em baixo e aí ele precisa recuperar. A empresa, bem no fim, gastou mais. Veio o segundo piso, de ótima qualidade, e não sabemos o que ocorreu. Os encaixes estão estourando. Os engenheiros colocaram parafusos, mas não funcionou”, diz.
Modelo novo é utilizado há 15 anos em São José dos Pinhais
A quadra que começa a ser instalada nesta sexta será pintada até o fim de semana. A previsão é de que na terça as escolinhas e o Marreco possam utilizá-la para treinamentos. “A professora Ilda (Schitz, secretária de Esportes) e o Misturini (Fernando, vereador) viram o piso in loco, trouxeram amostra do que será instalado e é parecido com o antigo, mas mais grosso e pesado. É utilizado há 15 anos em São José dos Pinhais”, afirma Pelé.
Madeira
Segundo Pelé, a Prefeitura pretende instalar uma quadra de madeira — conforme o projeto inicial, que precisou ser abortado por falta de dinheiro. Para isso, no entanto, será necessário esperar a temporada do Marreco terminar e contar com viabilidade de verba por parte de algum deputado.