ESPORTES

NBB: Pinheiros faz jogo quase perfeito e empata série contra o Sesi/Franca


 
 
   




 

Quinto jogo será quarta-feira, agora no Pedrocão, em Franca

 

 Com o Poliesportivo Henrique Villaboim lotado, contando com a presença do novo presidente do Clube, André Fiore, o Esporte Clube Pinheiros recebeu o Sesi Franca para o quarto jogo da série melhor de cinco pelas quartas de final da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2025/24. Fez uma partida quase perfeita na defesa e no ataque, e ganhou por 72 a 66 (36 a 35), empata a série em 2 a 2, levando a decisão para Franca para a quinta e decisiva partisa. O quinto encontro será na próxima quarta-feira (21), às 20 horas. O vencedor irá enfrentar o Flamengo que fez 3 a 1 na série contra o Corinthians.

O presidente do Pinheiros, André Fiore, acompanhado dos diretores Rodrigo Montoro e Fábio Ferraro, com a equipe no vestiário. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

 

Desde o início dos playoffs, o técnico Vitor Galvani vem batendo na tecla. “Não podemos deixar o adversário fazer mais de 70 pontos, porque nosso ataque é regular sempre faz uma média acima de 70 pontos”. E não deu outra. A defesa foi gigante, nos rebotes e na marcação e evitar a pontuação dos principais jogadores francanos. Marcou 72 pontos e o adversário apenas 66. Ganhou nos rebotes, com 40, 11 de ataque, contra 35 de Franca, que pegou apenas seis ofensivos. Agapy, o gigante do rebote, inclusive foi eleito melhor defensor da equipe.

David Sloan: gigante na vitória pinheirense. Foto – Ricardo Bufolin/ECP

“Fizemos alguns ajustes na equipe, inclusive mudando o quinteto inicial com a ausência do Bernardo. E fizemos uma partida para ganhar na defesa. Não é fácil conseguir fazer com que Franca faça apenas 66 pontos. Vamos descansar. Pensar depois no quinto jogo”, disse Galvani.

 

O americano David Sloan, com 28 pontos, mais seis rebotes e cinco assistências, foi o homem do jogo. Deu entrevistas, falou da alegria pela vitória e que espera um jogo duro em Franca. “Foi uma partida dura do começo ao fim. Tivemos que jogar muito forte para vencê-los e com certeza teremos um jogo ainda mais duro em Franca”, disse.

 

 

O Capitão Jimmy Dreher foi outro destaque da equipe. Não só na defesa como também no ataque. Marcou 14 pontos, pegou cinco rebotes e deu uma assistência. “Quinto jogo é quinto jogo. Tivemos nessa situação contra a Unifacisa e ganhamos aqui. Agora o jogo é lá. E cada jogo é uma história nesse playoff”, adiantou.

 

Também jogaram para o Pinheiros (72) – Yan Djalo (6 pts, 5 rebts e 1 asist), Cauã Pacheco (6 pts), Jonas Buffat (5 pts e 1 rebt), Guilherme Omena (2 pts),  Afonso Pacheco (5 rebotes), Reynan Santos (5 pts, 1 reb e 1 ast), Agapy Santos (6 pts, 7rebts, 2 asist) e 2 bolas recuperadas) e Pedro Pastre (2 rebts, 1 ast e 1 rec). Georginho De Paula e Lucas Dias, ambos com 13 pontos foram os maiores pontuadores de Franca.

 

 

O JOGO

 

Primeiro período – O técnico Vitor Galvani surpreendeu escalando o jovem Pedro Pastre de titular, ao lado de Sloan, Jimmy, Djalo e Agapy como quinteto titular. Depois colocou em quadra Pacheco, Buffat e Reynan. Abriu 7 a 2, com três pontos de Buffat. Com um período nervoso, cheio de erros e faltas, terminou com o Azul e Preto atrás em 11 a 13.

 

Segundo período – Um terceiro período também duro, mas com três pontos de Jimmy 21 a 20, mais na sequência dois de Sloan: 23  20, com o técnico francano pedindo tempo. Após uma sequência de placares iguais, e com ma parcial de 25 a 22, o Azul e Preto terminou a primeira etapa do jogo na frente: 36 a 35.

 

Terceiro período – Com uma parcial de seis a zero, subiu para sete pontos a vantagem pinheirense: 45 a 38. Porém, faltando 2:29, o time francano se recuperou, fez uma parcial de 15 a 12 e passou à frente do marcador: 50 a 48, obrigando o técnico Galvani a pedir tempo. E deu resultado, com uma nova parcial favorável de 19 a 17, terminou o período na frente: 55 a 52.

 

Quarto período –  Um período gigante, forte na defesa e jogando como equipe no ataque, fez 62 a 56, com menos de quatro minutos e sete a quatro na parcial. 65 a 61, faltando 4:05. Faltando 1:40, com o Pinheiros liderando por 1 ponto (67 a 66), o jogo atinge o máximo de tensão. Faltando 29:8, David Sloan, melhor jogador em quadra, acerta uma bola de três pontos e coloca o Pinheiros quatro pontos na frente: 70 a 66. Fez uma parcial positiva de 17 a 14 e a vitória por 72 a 66.

 

SÉRIE QUARTAS DE FINAL – MELHOR DE CINCO

 

EC PINHEIROS 2X2 SESI/FRANCA

Jogo 1 – EC Pinheiros 76 x 89 Sesi/Franca – Villaboim

Jogo 2 –  Sesi/Franca 70×71 EC Pinheiros  – Pedrocão

Jogo 3 –  Sesi/Franca 92×69 EC Pinheiros – Pedrocão

Jogo 4 –  EC Pinheiros 72×66 Sesi/Franca

 

Jogo 5 – Dia 21, quarta-feira, 20 horas, Pedrocão, em Franca

Imagem destacada: Agapy Santos, eleito melhor defensor da equipe. Foto – Ricardo Bufolin/ECP