ENTRETENIMENTO

Quatro candidatos ao trono de um único rei – LNF

Quatro equipes concorrem ao título | Foto: RFEF

Esta temporada pode marcar um marco na história das quinze edições da Copa SM el Rey por vários motivos que vão além das estatísticas. Uma delas é que dos quatro concorrentes, apenas um, o Movistar Inter , conseguiu levantá-lo uma vez (duas vezes), enquanto os outros, Illes Balears Palma Futsal , Jaén Paraíso Interior e Servigroup Peñíscola , chegaram mais perto de tocar na bandeja de prata do segundo lugar. Apesar das vitórias anteriores, o Torrejón não é o favorito na Final Four deste fim de semana , já que a fome dos outros times pode pesar mais nesta batalha. Todas as partidas serão transmitidas pela Teledeporte .

Cada um tem seus argumentos para conquistá-la . Vamos começar pelo time de Madrid, em ordem de aparição, já que eles precisam de um título rápido para não prolongar uma seca que remonta à Copa do Rei , conquistada em 2021. Já faz quatro anos que eles não ganham uma medalha de ouro, o que é uma eternidade para o clube. Não é o caso de Peñíscola , uma verdadeira revelação da temporada que é cada vez menos pele de cordeiro . Porque? Os méritos falam por si: chegam ao Palácio de Esportes de Cartagena com a Copa da Espanha na bagagem e a liderança isolada da Primeira Divisão, faltando apenas uma rodada para o fim do campeonato. Eles são assustadores. Eles são os únicos presentes que nunca jogaram uma final de torneio. Também não é algo com que eles se importem.

 
 
   

Do outro lado da costa do Levante ficam as Ilhas Baleares e seu eterno estado de bem-estar na Europa . Tendo acabado de levantar sua terceira Taça dos Campeões Europeus consecutiva , um feito recorde, e com um capitão, Antonio Vadillo , renovado por mais alguns anos no comando do navio, eles não parecem se importar com o fato de ainda não terem conquistado um título nacional, dado o sucesso fora de nossas fronteiras. Portanto, é o momento ideal para ir à mesa : quando ninguém espera. Esta aparente indiferença maiorquina contrasta com a seriedade com que o Jaén Paraíso Interior encara o assunto: com a permissão do ElPozo Murcia Costa Cálida (quatro), é a equipa que mais vezes perdeu uma final (três), pelo que a sede de vingança é mais do que suficiente para pensar que desta vez pode ser a definitiva .

Servigroup Peñíscola – Movistar Inter (sábado, 18h): Revelação ou tradição

O futsal é tão bonito que em apenas alguns anos, o que em outros tempos poderia ter sido a semifinal mais desigual de todas, deu uma reviravolta tão forte que nem com um mestrado em Hogwarts alguém imaginaria o que estamos vivendo hoje: o Servigroup Peñíscola é o favorito contra o Movistar Inter . Antes das telefonistas ou de qualquer outro adversário que se dignar a aparecer, porque o desempenho da equipe de Castellón nesta temporada é digno de menção e, acima de tudo, de admiração. De Santi Valladares ao último membro do clube.

Isso nos leva a crer que a sombra projetada por seu triunfo na Copa da Espanha em Múrcia é mais realidade do que ficção. Eles já provaram isso uma vez, continuam provando na fase regular da Liga e nada parece indicar que o ritmo será amenizado em Cartagena . A humildade com que o projeto foi construído demonstra uma base forte, com um elenco bem equilibrado e o retorno de Pani após a lesão sofrida na capital regional. A única exceção seria a morte pelo sucesso, ou seja, que a fonte das alegrias de alguém seja a porta para os seus fracassos. Seu inimigo. Aconteça o que acontecer, as objeções feitas à equipe serão nulas e sem efeito.

E se o Peñíscola levita sem quase nenhuma pressão, no navio de Alberto Riquer ocorre o contrário . A cautela dos últimos anos, também a falta de sucesso e a quase ausência de finais (apenas uma na Taça de Espanha e outra na Supertaça com o Pato em 2023, já que o último troféu foi conquistado em 2021) deixam-no um tanto nervoso. A verdade é que na atual campanha voltaram a mostrar um futsal atrativo e eficaz, mas os resultados não correspondem ao esperado: foram eliminados nas semifinais da Taça de Espanha e caíram da liderança da Primeira Divisão . No entanto, eles possuem tal qualidade que qualquer um de seus membros poderia decidir uma partida. A questão é se eles serão capazes de resistir a uma briga contra o rival.

Jaén Paraíso Interior – Illes Balears Palma Futsal (sábado, 20h30): Sem margem para erro

Eles são suspeitos de sempre nesses assuntos. Ninguém deve se surpreender que Jaén Paraíso Interior e Illes Balears Palma Futsal estejam competindo na fase final de um grande torneio. De fato, se excluirmos da equação Barça , Inter e El Pozo , são os dois clubes que mais vezes chegaram à final de um troféu: nove cada, se levarmos em conta as Copas Europeia e Intercontinental . Dois clubes com tanta profundidade que sempre deveriam ser considerados favoritos.

Os andaluzes têm uma maldição competitiva por trás deles. Não importa o quanto eles tenham tentado, eles nunca conseguiram vencer uma final. A boa notícia para eles é que, se conseguirem chegar lá desta vez, não enfrentarão o Barça , seu único algoz no desastroso triênio entre 2018 e 2020. Isso lhes dá algum moral em uma temporada sem muitas luzes e até mesmo sequências excessivamente negativas (até para eles).

No entanto, um status que a equipe de Dani Rodríguez conquistou é que, independentemente da dinâmica, não há um único adversário que queira enfrentá-los em uma eliminatória em uma única partida. Eles demonstraram tanta tenacidade nessas circunstâncias e toques de magia (basta perguntar a Alan Brandi ) que não é coincidência que tenham garantido uma vaga em seis das últimas oito semifinais realizadas. É a vez deles.

É também a vez das Ilhas Baleares, embora esta “dificuldade” esteja bem superada com cinco títulos internacionais como os que conquistaram em apenas dois anos (três Taças Europeias e duas Taças Intercontinentais ). O choro nas competições espanholas não é tão profundo, sem esquecer que algo dói. Para pior. Como em todo time campeão, existe uma sede por troféus. Também para demonstração. Uma vitória em Cartagena fecharia a porta para críticas dentro de nossas fronteiras e enviaria mensagens que valem a pena ser ouvidas. Além disso, considerando que eles chegaram à final da Copa da Espanha e estão na disputa da temporada regular deste ano — onde já venceram na temporada passada — sua motivação e forma estão em um nível ótimo.