ENTRETENIMENTO

Japão e Tailândia chegam à primeira final – LNF

Japão comemora classificação | Foto: Fifa

O Japão derrotou o Irã em uma emocionante partida para chegar à primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™, enquanto a Tailândia se recuperou para derrotar a China e se juntar a eles. A China agora enfrentará o Irã no sábado pela última vaga da Ásia nas Filipinas 2025, antes de Tailândia e Japão se enfrentarem na final da Copa Asiática de Futsal Feminino da AFC.

As chinesas foram incentivadas por seus próprios torcedores em Hohhot, mas Hataichanok Tappakun as silenciou no meio do primeiro tempo, convertendo um escanteio para as tailandesas. Gols de Fan Yuqiu e Cao Jiay, com 22 segundos de diferença, colocaram a China em vantagem no intervalo, mas Jenjira Bubpha empatou no meio do segundo tempo com um pênalti preciso. A equipe de Thanatorn Santanaprasit conquistou a vitória quando o chute firme de Arriya Saetoen foi desviado para o próprio gol por Zhan Huimin.

 
 
   

“Chegamos à Copa do Mundo!”, disse Darika Peanpailun à FIFA . “Estou muito feliz e grata hoje. Muito obrigada a todos. Obrigada também por toda a torcida da Tailândia. Estou transbordando de felicidade agora, de verdade. Não sei o que mais posso dizer, mas conseguimos! Por favor, continuem torcendo por nós, nos apoiando nessa jornada.” Nattamon Artkla acrescentou: “Estou feliz e muito orgulhosa. Cada sessão de treinamento, todo o trabalho duro, valeu a pena. Conversamos sobre o que precisávamos fazer – tudo, cada detalhe – e fomos lá e executamos nosso trabalho ao máximo. Estou extremamente feliz.”

O Irã havia vencido as duas Copas Asiáticas de Futsal Feminino da AFC, derrotando o Japão em ambas as finais, mas a vingança veio nas semifinais de 2025. Risa Ikadai abriu o placar após ótima jogada de Mika Eguchi, e Kyoka Takahashi ampliou a vantagem após jogada clássica entre a goleira Nene Inoue e Yuka Iwasaki. O chute certeiro de Maral Torkaman reduziu a diferença, mas, depois que a trave impediu Sara Oino de fazer um gol maravilhoso, Yukari Miyahara completou o excelente passe de Anna Amishiro para fazer 3 a 1. A excelente Torkaman então colocou o Irã a um gol novamente, e elas utilizaram a goleira voadora pelo resto do jogo. No entanto, elas não conseguiram encontrar uma maneira de superar a magnífica Inoue, cujos reflexos garantiram à equipe de Takehiro Suga sua vaga na final mundial.

Filipinas 2025 começará em 21 de novembro. Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Itália, Marrocos, Nova Zelândia, Panamá, Filipinas, Polônia, Portugal, Espanha e Tanzânia também se classificaram.