Lucas Brito
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos abriu 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve para o Dia D de vacinação neste sábado (10). No total, foram aplicadas 1.624 doses, sendo 1.144 de influenza (gripe).
Das 9h30 às 14h30, estiveram disponíveis à população as unidades do Jardim Satélite, Parque Industrial, Campo dos Alemães, Jardim das Indústrias, Putim, Novo Horizonte, Eugênio de Melo, Campos de São José, Santana, Vila Paiva e Centro 1.
Com foco especial na imunização contra a gripe para ampliar a cobertura dos grupos prioritários, a ação visou, ainda, a atualização de todas as vacinas de rotina.
A contadora Marcela de Almeida Santos Barbosa esteve na UBS Parque Industrial e aprovou a iniciativa da Prefeitura.
“Trouxe meu filho para tomar as vacinas da febre amarela e da gripe. Este evento é perfeito para quem não consegue vir durante a semana”.
Acompanhada pelas enfermeiras, Marcela sorri com a família após a vacinação | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Atendimento humanizado
Na mesma UBS Resolve, a artesã Marytaine Pereira elogiou o atendimento.
“Tenho uma criança atípica. Então, sempre prefiro levá-lo para vacinar no Dia D por ser mais rápido. As enfermeiras também são sempre atenciosas”.
Marytaine segura e acalma o filho durante a aplicação | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Campanha
A campanha contra a influenza, iniciada antecipadamente em 1º de abril, prossegue durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, com 50 pontos para vacinação na cidade.
Além das 45 unidades de atenção básica (40 UBSs e 5 USFs), as doses estão sendo aplicadas no Colégio Tableau, das 19h às 21h30.
As Casas do Idoso também estão disponíveis para atender a população acima de 60 anos.
Balanço
Até esta sexta-feira (9), foram imunizadas 69.790 pessoas, o que corresponde a 23,14% do público-alvo de 301.585 munícipes.
A imunização é a principal forma de prevenção contra o vírus da influenza, evitando complicações e o agravamento da doença.
Além de tomar a vacina, é preciso tomar outros cuidados, como:
- Higienização frequente das mãos e objetos;
- Manter o ambiente arejado;
- Beber bastante água e manter-se hidratado;
- Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes;
- Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde