Na última quarta-feira, 30, cerca de 30 médicos da rede pública de Saúde de Ubatuba participaram de uma capacitação sobre o Implanon: um método contraceptivo de longa duração destinado, prioritariamente, a mulheres em situação de vulnerabilidade social e pertencentes a grupos especiais.
A formação foi conduzida pela própria equipe técnica responsável pelo Implanon, que ministrou tanto a parte teórica quanto o treinamento prático de inserção do dispositivo – um bastão flexível que, quando inserido sob a pele, libera etonogestrel, que é um hormônio que inibe a ovulação, espessa o muco cervical e altera o revestimento do útero, prevenindo a gravidez.
“Estamos investindo na qualificação dos nossos profissionais para garantir que as mulheres do nosso município tenham acesso a um método moderno, eficaz e gratuito de planejamento reprodutivo. O Implanon é uma ferramenta poderosa especialmente para quem está em situação de vulnerabilidade e precisa de mais segurança e autonomia sobre o próprio corpo.”, explicou a coordenadora médica Natália Gaspar.
O procedimento é simples, rápido e realizado em ambiente ambulatorial. A eficácia é superior a 99% e a duração do efeito contraceptivo é de até três anos.
Após a conclusão da capacitação e a organização dos fluxos de atendimento, o Implanon será mais uma alternativa que vai contribuir com a saúde pública. A previsão é que sua disponibilização pelo SUS comece nos próximos meses.
Atualmente, a Rede Municipal oferece contraceptivos como DIU de cobre, contraceptivos orais e injetáveis, preservativos femininos e masculinos, além de vasectomia e laqueadura – seguindo os protocolos rigorosos.