ESPORTES

Liga Ouro: Meninos da base vencem Cruzeiro e pegam Sorocaba nos playoffs


 
 
   




Primeiro jogo da série série será na próxima terça-feira (6)

 

 

A jovem equipe de basquete do Esporte Clube Pinheiros, formada pela maioria de jogadores da base, conquistou na tarde desta sexta-feira (2) uma grande vitória. Jogando pela Liga Ouro do NBB, derrotou o Cruzeiro por 89 a 83 (36 a 39), garantiu o quarto lugar na fase de classificação e vai enfrentar a Liga Sorocabana no primeiro playoff da série melhor de três. O primeiro jogo será na próxima terça-feira (6), em Sorocaba.

Jogando como equipe, no ataque e na defesa, com vários destaques individuais. Vitor Meili foi o cestinha da equipe, com 26 pontos (sete rebotes, quatro assistências e duas bolas recuperadas). Outro cestinha foi o pivô Afonso Pacheco, com 21 pontos, sete rebotes e uma assistência, além do armador Lucca Boracina (17 pontos, cinco assistências e quatro rebotes). Luigi foi um gigante nos rebotes, apanhou 11, além de seis pontos.

Vitor Meili, foi o cestinha do jogo e do Pinheiros. Uma belíssima atuação. Foto – Carol Coelho/ECP

A equipe teve o destaque defensivo o jovem Marcelo Cardoso, eleito melhor defensor da equipe. Já o time todo pegou 46 rebotes, sendo nove ofensivos, contra o altíssimo time cruzeirense que pegou 45, apenas sete de ataque. Coleman, com 25 pontos foi o cestinha do time mineiro.

“A vitória foi muito importante. Mostra o que pode render todos jogando em equipe. A maneira como jogou, me agradou muito. Foi de maneira coletiva. A gente tem melhorado muito ataque ultimamente e defensivamente acho que tivemos um passo à frente  muito grande. Lógico que o resultado foi importante, mas fiquei satisfeito pela apresentação do time todo”, disse o técnico Guilherme Giovannoni.

“Foi uma uma vitória muito importante para nossa equipe porque define o mando de quadra nos playoffs. Sem dúvida foi um dos nossos melhores jogos na liga, com trabalho em equipe, usando seu forte o coletivo, mostrando um espírito de equipe que a gente tem. Agora é focar a cabeça no time de Sorocaba, é um time muito difícil, mas temos tudo para passar dessa fase”, disse o alegre Luiggi.

 

Marcelo Cardoso foi um grude no americano Coleman e recebeu o reconhecimento como melhor marcador da partida. Foto – Carol Coelho/ECP

Primeiro período – A missão era pesada para os jovens meninos da base do Azul e Preto. Apesar do entusiasmo inicial, em pouco mais de cinco minutos sentiram o peso do adversário que já vencia por 6 a 14. A reação veio após um tempo de Guilherme Giovannoni e, em dois ataques: 11 a 14.  Na sequência para um ponto, após três pontos de Lucca: 16 a 17. Passou à frente com dois lances livres de Afonso Pacheco: 18 a 17, faltando 30 segundos, placar do período.

Segundo período – O segundo período teve o mesmo panorama do primeio. O time mineiro começou melhor, abriu nove pontos e fez com que o jovem time pinheirense corresse atrás os 10 minutos de jogo: 30 a 34. Encerrou a primeira parte com uma cesta de três pontos de Marcelo Cardoso: 36 a 39. E boa perspectiva para a segunda etapa do jogo.

Terceiro período – Mesmo começando bem o período chegando a ficar um ponto atrás (38 a 39), em um descuido, levou uma parcial de 10 a 0, com a diferença aumentando para 10 pontos (38 a 48), obrigando o técnico Guilherme Giovannoni a pedir tempo. Com as bolas de três pontos caindo, através de Meili, Lucca e Marcelo, o jogo equilibrou: 56 a 56, faltando 1:46. E após um tempo do técnico do Cruzeiro, passou a frente (58 a 56) com uma bandeja de Luiggi. Com uma parcial de 22 a 22, o time mineiro terminou na frente no período por três pontos: 58 a 61.

Quarto período – Com muita garra e aplicação tática, os meninos começaram bem o período. Diminuiram para um ponto: 62 a 63, em um bom momento do pivô Afonso, com quatro pontos seguidos. Com um arremesso certeiro de três pontos de Meili, passou à frente em 72 a 69, faltando 5:35. Houve ainda o empate em 74 a 74. Depois disso, o aguerrido jovem time pinheirense mostrou que poderia surpreender o líder. Passou novamente à frente em 78 a 77, faltando 3:34. Conseguiu dar a arrancada final para a vitória faltando 32 segundos, com 84 a 81. Com uma parcial de 31 a 22, encerrou o jogo com a vitória por 89 a 83.

Sistma de disputa – A Liga Ouro, que é classificatória para o NBB, tem no seu regulamento que os dois primeiros da fase de classificação, Cruzeiro e Osasco, tenham vaga direto à semifinal. Já Pinheiros (4) x Sorocaba (5) e Minas TC (3) x Vitória-BA (6), disputam uma série melhor de três para saber os dois outros semifinalistas.

 

PLAYOFF DA LIGA OURO

EC Pinheiros x Liga Sorocabana

Jogo 1 –  6/5, terça-feira – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba

Jogo 2 – Dia 9/5, Local – Poliesportivo Henrique Villaboim

Jogo 3 – Dia 11/5*, Local – Poliesportivo Henrique Villaboim

*Se necessário

Resultados da fase de classificação

 

EC Pinheiros 82×70 Vitória-BA

EC Pinheiros 78×87 Osasco Basquete

EC Pinheiros 61×51 Liga Sorocabana

Cruzeiro-BH 76×57 EC Pinheiros

Minas TC B 85×79 EC Pinheiros

Vitória-BA 76×70 EC Pinheiros

Osasco 67×57 EC Pinheiros

Liga Sorocabana 86 x 89 EC Pinheiros

EC Pinheiros 75×76 Minas TC

EC Pinheiros 89×83 Cruzeiro