NOTÍCIAS

Exposição “Pequenas falhas que viram arte” é atração gratuita na Biblioteca Municipal de Sorocaba – Agência de Notícias



30 de abril de 2025

14:47

Por: Evelyn Azevedo

 
 
   

Fotos: Secom

A população já pode conferir a exposição “Pequenas falhas que viram arte”, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A mostra gratuita conta com obras da artista plástica Maria Anita Rosa Lessa e estará disponível para visitação até o dia 2 de junho.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a iniciativa tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

Nesta exposição, a artista convida o público a enxergar além do óbvio, percebendo a arte como um caminho de reconstrução e resiliência. Para não descartar o que quebrou, Maria Anita propõe uma nova leitura: transformar falhas em expressões artísticas, ressignificando sua existência por meio da pintura e da criatividade.

“Quando um objeto se quebra, nosso olhar muitas vezes se fixa na perda, na imperfeição que interrompe sua função original. No entanto, cada rachadura, cada fragmento carrega uma história, um percurso marcado pelo tempo e pelo uso”, declara.

Inspirada em técnicas tradicionais, como o Kintsugi, arte japonesa que valoriza fissuras preenchendo-as com ouro, a mostra apresenta uma nova vida a objetos fragmentados, resgatando sua essência e ampliando seu significado. Cada peça ganha um novo propósito, tornando-se uma manifestação única guiada por emoções e experiências.

Nascida em Sorocaba, Maria Anita Rosa Lessa é professora de Artes e Música, tendo atuado por mais de 40 anos na área. É formada em Artes Industriais (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Uniso), em Artes Plásticas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCamp) e em Música infantil e Artes Plásticas (Faculdade Paulista de Artes – FPA).

“Pequenas falhas que viram arte” pode ser conferida até dia 2 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, que está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.