O quarto jogo da série melhor de cinco será quinta (1) na Arena Unifacisa
Jogo de basquete em playoff é isso. Não poderia ser diferente. Emoção foi o que não faltou no terceiro jogo da série melhor de cinco pelas oitavas de final da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2024/25. Faltando 1.7 segundos, Yan Djalo, consolidou o melhor jogador em quadra. Deu um tapinha salvador, corrigindo o arremesso do companheiro David Sloan e deu a vitória ao Esporte Clube Pinheiros por 77 a 76 (34 a 37). Com esse resultado, o Azul e Preto faz 2 a 1 na série e pode definir na quinta-feira (1), em Campina Grande-PB.
Agora o confronto volta para Campina Grande, onde o quarto jogo será disputado na próxima quinta-feira (1), às 19h30, na Arena Unifacisa. Caso vença, o Pinheiros vai para as quartas de final. Se vencer o time da Paraíba, o quinto jogo será domingo (4), às 11 horas, novamente no Villaboim, em São Paulo.
Com 20 pontos e sete rebotes, além da bola do jogo, Yan Djalo foi eleito o defensor da partida. David Sloan, com um duplo-duplo, 16 pontos, 10 assistências e três rebotes, mais Reynan Santos (19 pontos e três rebotes), foram os principais destques. Também jogaram: Pacheco (3 pts e um reb), Omena (2 pts e uma asist), Buffat (2 reb), Bernardo (3 pts e 8 rebts), Agapy (7 pts, 6 rebts e uma asist), Pastre (7 pts e 1 rebt). No total, o Pinheiros pegou 40 rebotes, sendo 14 ofensivos, contra 24, 2 ofensivos da Unifacisa que teve Rachel e Delph, ambos com 22 pontos, os cestinhas do jogo.
“É um jogo de playoff. Foi um jogo duro, disputado. Eles tiveram uma jornada boa, com destaques para o Delph e o Rachel, mas tivemos nossos méritos defensivos, com bolas bem trabalhadas no ataque. Isso faz parte de uma série que promete equilíbrio em todos os jogos”, disse o técnico Vitor Galvani.
Yan Djalo, o melhor jogador pinheirense, além de ser eleito o defensor da equipe na partida, a definição é simples. “A gente treina para estar pronto. Nosso time é jovem, corre muito e quando vai para o ataque, todo mundo está pronto para ir no rebote e isso facilitou meu tapinha para definir o jogo. Agora jogamos a responsabilidade para eles no quarto jogo. Vamos lá para fazer outro bom jogo e buscar nossa classificação para as quartas, completou o cestinha pinheirense.
O JOGO
Primeiro período – Contando como novidade no quinteto base o pivô Agapy em lugar de Bernardo e a volta de Reynan como titular no posto de Pedro Pastre, o Pinheiros começou com uma forte defesa individual. E o jogo com forte equilíbrio, com vários empates: 5 a 5, 7 a 7 até o time paraibano abrir 7 a 14. Na reação, o Pinheiros chegou a fazer 19 a 21, com o período terminando em 21 a 23, com uma cravada sensacional de Agapy.
Segundo período – Com uma sequência de erros ofensivos, o Unifacisa abriu novamente seis pontos: 23 a 29. Com o baixo aproveitamento nos arremessos de fora e no garrafão, o time paraibano foi aproveitando as chances, chegando a abrir nove pontos: 25 a 34, faltando 3:02. Com a defesa sendo ajustada e o ataque funcionando, em dois minutos o Azul e Preto diminuiu para três pontos: 31 a 34, obrigando o técnico adversário a pedir tempo, faltando 1:19. Com arremesso de três pontos de Yan Djalo, empatou em 34 a 34, faltando 28 segundos para encerrar a primeira parte do jogo em 34 a 37 e uma parcial negativa: 13 a 14.
Terceiro período – Com uma forte marcação pressão à quadra toda, depois passando para uma zona combinada, e com uma bola de três pontos de Reynan no primeiro minuto, empatou em 37 a 37, passando à frente na sequência com dois pontos de Agapy. Chegou a 51 a 45, abrindo a maior vantagem (seis pontos), em quatro minutos de jogo, com o jogo passando ser disputado com muito equilíbrio. Em jogada individual, Reynan aumenta a vantagem para nove pontos (56 a 47) e uma parcial de 22 a 10, faltando 4:24. Com uma parcial de 27 a 22, o período terminou e 61 a 59 para o Azul e Preto.
Quarto período – Como era de se esperar, muitas emoções no último período. Com 65 a 59 e uma parcial de 4 a 0, o Pinheiros sustentou na boa defesa combinada. Mas acabou levando uma sequência de bolas de três pontos e voltou a ficar atrás do marcador em 67 a 69, faltando 5:09. Na reação, o Pinheiros chegou a ficar um ponto atrás: 73 a 74, faltando dois minutos. Falando 32:3, 75 a 76, posse de 4.7 segundos no ataque para a Unifacisa. Errou o ataque e sobraram 26 segundos para o Pinheiros definir o jogo. Corrigindo um arremesso curto de David Sloan, Yan Djalo, eleito melhor defensor da equipe, deu uma providencial tapinha para dar a vitória ao Azul e Preto: 77 a 76.
EC PINHEIROS (6) 2X1 UNIFACISA (11)
Jogo 1 – Unifacisa 50×68 EC Pinheiros – Arena Unifacisa
Jogo 2 – EC Pinheiros 77x83 Unifacisa – Villaboim
Jogo 3 – EC Pinheiros 77×76 Unifacisa – Villaboim
Jogo 4, quinta-feira (1/5), 19h30 – Arena Unifacisa-CG
Unifacisa x EC Pinheiros – transmissão NBB BasquetePass TV Pinheiros – YouTube
Jogo 5*, domingo (4/5), 11 horas – Poliesportivo Villaboim
EC Pinheiros x Unifacisa – transmissão a definir
*Se necessário