A colheita da safra de arroz irrigado 2024/25 está na reta final e a expectativa de bom desempenho vai se confirmando.
De acordo com a Epagri/Cepa, a produção desta safra deve ser quase 10% maior que a anterior e alcançar números recordes.
Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e líder em produtividade. A expectativa de safra recorde reforça a importância da cultura para a economia catarinense, como ressalta o governador Jorginho Mello:
SONORA
De acordo com a analista de socionomia e desenvolvimento rural da Epagri, Glaucia Padrão, o bom desempenho da atual safra é resultado da combinação entre condições climáticas favoráveis, uso de cultivares de alto potencial produtivo e investimentos em tecnologia e melhorias nas práticas de manejo:
SONORA
O Governo do Estado tem papel fundamental no avanço por meio da Epagri, que investe há décadas em pesquisa e melhoramento genético do arroz.
Já são 32 cultivares com DNA da Epagri lançadas no mercado, com um novo material chegando a cada dois anos.
O pesquisador responsável pelo Projeto Arroz na Epagri, Laerte Terres, explica as tecnologias desenvolvidas e comenta sobre as características do mais recente cultivar lançado pela empresa:
SONORA
Em mais de 40 anos de pesquisa da Epagri com arroz, a produtividade média do cereal no estado saltou de 2,2 para mais de 8 toneladas por hectare.
No estado, o arroz representa o quarto produto em Valor da Produção Agropecuária, somando R$ 2,1 bilhões, o que corresponde a 9,4% do total nacional, segundo dados da Epagri/Cepa.
Repórter: Marcos Lampert