A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (26), uma formação continuada com foco na análise SWOT para todos os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino. Essa análise é uma ferramenta de gestão que identifica pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa ou projeto, também conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). O objetivo central foi avaliar, por meio dessa análise, como instrumento de planejamento estratégico em instituições de ensino, considerando suas características específicas.
A formação contou com a participação de mais de 600 profissionais da educação, incluindo professores, merendeiras, equipe de manutenção e equipe técnica. O objetivo foi discutir o trabalho em equipe nas escolas, abrangendo a educação infantil até o 9º ano. O diretor adjunto da Escola Municipal Elpídio Reis, Bruno Moreira, destaca: “Essa análise foi sugerida pelo secretário, uma espécie de escaneamento da escola, buscando todo o ponto de vista deles e colocando isso no papel.”
Segundo o secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, a aplicação da ferramenta gerará resultados positivos no curto, médio e longo prazo. “São diversos eixos abordados durante a Análise SWOT. Neste primeiro momento, os servidores participam para, posteriormente, serem multiplicadores das análises feitas durante a aplicação da ferramenta. Isso impactará no médio prazo nos índices de cada área dentro das unidades de ensino”, explica.
Para a professora Patrícia de Jesus Araújo, além da melhoria da governança na gestão, a ferramenta também possibilita a melhoria dos serviços prestados à comunidade. “A formação permitiu identificar e focar nas necessidades da escola e da comunidade. Isso é importante até mesmo para a nossa visão dentro de sala de aula, nos ajuda a entender o contexto positivo das ações e trabalhar em situações adversas.”