NOTÍCIAS

Ubatuba terá mais uma edição da iniciativa no dia 21 – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba realiza mais uma edição do “Sextou com Vacina” na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro. Nesta iniciativa, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Maranduba, Perequê-Açu, Cícero Gomes, Ipiranguinha, Perequê-Mirim e Estufa I estarão abertas das 8h às 21h para oferecer todas as vacinas de rotina para crianças, adultos e idosos.

A ação ocorre sempre na última sexta-feira de cada mês, visando facilitar o acesso à imunização para aqueles que têm dificuldades em comparecer durante o horário comercial.

 
 
   

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, a Carteira Nacional de Vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis

Manter a carteirinha de vacinação em dia é essencial para a saúde individual e coletiva. As vacinas protegem contra diversas doenças, muitas das quais podem ter complicações graves ou até fatais. “Além de garantir a imunização pessoal, estar com as doses em dia contribui para a chamada imunidade de rebanho, ajudando a controlar surtos e protegendo pessoas mais vulneráveis, como bebês, idosos e indivíduos imunossuprimidos. A atualização da carteira também evita transtornos em situações como matrículas escolares, viagens internacionais e exigências trabalhistas. Por isso, é fundamental acompanhar o calendário vacinal e aproveitar campanhas como o “Sextou com Vacina” para manter a proteção sempre em dia”, reforçou a enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi.

Dengue

A vacinação contra a dengue em Ubatuba teve início em maio de 2024, inicialmente destinada a crianças de 10 e 11 anos. Devido à baixa adesão, a Prefeitura ampliou a faixa etária para incluir adolescentes de até 14 anos. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para receber a vacina, é necessário não ter contraído dengue nos últimos seis meses e comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) acompanhado de um responsável maior de 18 anos.

A Secretaria de Saúde solicita que pessoas dentro dessa faixa etária também aproveitem o Sextou com Vacina para a imunização contra a dengue.

Confira, atualmente, a cobertura vacinal da dengue na cidade:

número de doses D1 aplicadas: 883 – cobertura vacinal: 14,67%

número de doses D2 aplicadas: 280 – cobertura vacinal: 4,65%