NOTÍCIAS

Ministro da Justiça vai inaugurar três salas de apoio a mulheres na Paraíba, em março

divulgação/Secom-JP

Idealizadora do programa “Antes que aconteça”, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) disse, nesta segunda-feira (17), que o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski estará na Paraíba em março para a inauguração de três unidades da “salas lilás” nas delegacias . O espaço é destinado ao atendimento exclusivo às mulheres vítimas de violência doméstica.

As três unidades serão instaladas em delegacias de João Pessoa, Campina Grande e em São José do Rio do Peixe, mas a projeção é que seja ampliada para todo o estado.

 
 
   

“É uma delegacia especializada para mulher, onde ela vai ter o acolhimento para a criança. Então, lá nós teremos psicólogos, assistentes sociais, nós teremos roupa para a criança, alimentos. A projeção é que esse cuidado chegue em toda Paraíba”, explicou a senadora.

“Antes que Aconteça” no Carnaval

O anúncio de Daniella foi feito durante o lançamento das ações do programa de combate à violência contra a mulher no Pré-Carnaval de João Pessoa. A apresentação acontece no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) com a presença de diversas autoridades.

Segundo a senadora, a proposta é espalhar equipes por diversos pontos da folia para orientar as mulheres como agir e evitar episódios de violência.

“A gente precisa educar e informar. Muitas mulheres não sabem que estão sendo agredidas e estão sendo. Nós teremos muitas equipes espalhadas para justamente dar esse suporte, de orientação e educação. Em parceria com a Prefeitura, vamos estar presentes, trazendo informação e segurança”, destacou a senadora.

“Antes que Aconteça”

Lançado em dezembro de 2023, o programa “Antes que Aconteça” visa implementar políticas públicas de prevenção e proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. Além da sala lilás, o programa abrange outras iniciativas como cursos de defesa pessoal, capacitação profissional e empreendedorismo feminino.

Em setembro de 2024, firmou um protocolo de intenções com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para divulgar o “Antes que Aconteça” durante os jogos, utilizando faixas e distribuindo cartilhas informativas. Além disso, estão previstas palestras educativas sobre o combate à violência contra a mulher em todo o país.