ENTRETENIMENTO

Evento de Reunião Ampliada busca soluções para reduzir a mortalidade evitável em MS – CGNotícias

A mortalidade materna, infantil e fetal segue sendo um dos maiores desafios da saúde pública, com impactos diretos nas desigualdades sociais e no acesso aos cuidados médicos. Embora a mortalidade nesses casos seja, na maioria das vezes, evitável, ela funciona como um indicador da eficácia das políticas públicas de saúde. 

Visando diminuir esse problema, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande, em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal (CMPMMIF) e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS), realizará a Reunião Ampliada 2025, que ocorre no dia 19 de fevereiro, no Auditório da Escola de Saúde Pública de MS.

 
 
   

O evento reunirá gestores, profissionais da saúde e representantes de entidades governamentais e não governamentais para debater e propor ações que visem à redução das mortes evitáveis e melhorias na assistência materno-infantil.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca a relevância do evento e da atuação conjunta entre as instituições. “A saúde materno-infantil é uma prioridade para a gestão municipal, e o trabalho do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal é fundamental para promover mudanças significativas. Estamos empenhados em fortalecer o sistema de saúde, garantindo que todas as mulheres e crianças de Campo Grande tenham acesso a uma assistência de qualidade e possam contar com o apoio adequado durante todas as fases da gestação e do parto”.

O evento também contará com a participação do médico Bruno Holsback Uesato, moderador e membro do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, que frisou a importância da união de esforços entre as esferas municipais e estaduais para implementar políticas eficazes de saúde pública. 

“O compromisso em promover ações de prevenção e apoio à saúde materno-infantil é essencial. A troca de experiências durante esse evento contribuirá para reforçar ainda mais os planos de ação a serem aplicados em nosso Estado, com foco na humanização e no fortalecimento da rede de cuidados”, destacou.

A Reunião Ampliada 2025 contará com uma programação que incluirá apresentações sobre as ações realizadas pelo Comitê, análises e recomendações, além de discussões sobre a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para enfrentar a mortalidade materna e infantil. O evento será uma oportunidade para ampliar o diálogo entre os diferentes atores envolvidos, buscando soluções que possam reduzir os índices de mortalidade evitável e melhorar a qualidade do atendimento à saúde das gestantes e crianças.

Além das questões que envolvem a mortalidade, o evento também abordará a importância do planejamento familiar para as mulheres privadas de liberdade e o aprimoramento do atendimento pediátrico, com a implementação de novos protocolos de cuidado. O relatório do Comitê trará também orientações para a capacitação de profissionais de saúde e a melhoria do transporte e fluxo de atendimento, com foco nas mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

O evento é direcionado a gestores da SESAU, SES-MS, diretores hospitalares, representantes do legislativo e judiciário, e outros membros envolvidos no cuidado à saúde materno-infantil.

Serviço:

Reunião Ampliada 2025 – Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal

Data: 19 de fevereiro de 2025 (quarta-feira)

Horário: A partir das 7h50

Local: Auditório da Escola de Saúde Pública do MS, Av. Sen. Filinto Müller, 1480 – Vila Ipiranga, Campo Grande – MS

Programação:

Mesa de Abertura: 7h50

Análises e Recomendações: 8h50

Ações da Assistência à Saúde: 9h45

Encerramento: 11h30

#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma foto com destaque para uma mulher gestante, sentada na recepção de uma unidade de Saúde da Capital. Com as mãos sobre a barriga, ela usa blusa branca sem mangas e um short-saia azul.