Clube realizou um pré-qualilying. Veja quem garantiu vaga no torneio
O 55º Torneio Banana Bowl, organizado pela Confederação Sul-Americana de Tênis, nas categorias 14 e 16 anos, a mais importante competição mundial, só será disputado a partir do dia 22 de fevereiro, nas quadras do Esporte Clube Pinheiros. Porém, internamente, o torneio já começou viver as emoções para os tenistas do Azul e Preto com as disputas para as vagas diretas à chave principal e para o qualifying oficial.
Na categoria 16 anos, quem garantiu vaga para a chave principal do Banana foi Guilherme Keleti. João Pedro Sarzedo Colombo e Gustavo Safadi Fernandes tiveram wildcard. Os dois últimos já estavam com vagas pela pontuação que ambos tem na COSAT.
Já no torneio 14 anos, quem garantiu lugar na chave principal foi Guilherme Fonseca que foi o vencedor do Torneio Interno.
No feminino, Vitória Zuccon, 16 anos, já tinha vaga pela pontuação que tem e terá a companhia de Laura Veronesi Ribeiro. Vitória disputou o torneio de 14 anos no ano passado. Na categoria 14 anos a vaga ficou com Pietra Zakharov.
Vale lembrar que na categoria 18 anos, que será disputado em Gaspar, Santa Catarina, e que o Pinheiros seria representado por Tomás Macedo, mas o tenista optou por outra competição que coincide com o Banana Bowl.
COMO FORAM AS DISPUTAS
Masculino/16 anos – Guilherme Keleti foi o carrasco na categoria. Ele garantiu vaga na chave principal dos 16 anos vencendo o Pré-Qualifying. Na final, Keleti venceu Pedro Sandoval Carvalho por 4/2 e 4/0. Pedro Sandoval, que tem pontos para o qualifying, mais João Campos Vita e Gustavo Diez Corrêa, estarão brigando por uma vaga na chave principal do Banana a partir do dia 22 deste mês.
Masculino/14 anos – No torneio pré-qualifying desta categoria foi a mais dramática e muito disputada o direito de entrar na chave principal. Guilherme Fonseca venceu a João Victor Moura por 4/2 e 5/4 (4) na decisão da vaga mais demorada do torneio.
Na disputa de 3º lugar, Rodrigo Diez Corrêa venceu Antônio Quintas por 5/3 5/3. E também garantiu vaga no qualifying da categoria 14 anos.
“A 55° edição do Banana Bowl Cosat promete ter um nível técnico muito elevado, onde os melhores atletas da América do Sul nas categorias 14 e 16 anos, masculino e feminino, confirmaram presenças. Trata-se de um torneio da categoria G1 da Cosat que conta pontos preciosos para a tão almejada Gira Europa. O Qualifying que terá início no sábado, dia 22 de fevereiro, também terá participação de tenistas sul-americanos, portanto o torneio terá um nível muito alto”, prevê o head coach do Esporte Clube Pinheiros, Eduardo Eche.
Feminino/16 anos – O tênis feminino do Esporte Clube Pinheiros já tinha a classificação direta de Vitória Zuccon, na categoria 16 anos, por pontos. Ela entra direto na chave principal e é uma das esperanças do Clube no Banana Bowl.
No pré-qualifying do Clube, na categoria 16 anos, Laura Veronesi Ribeiro conquistou a vaga na chave principal vencendo na final a Helena Lembi, com um duplo 4/2. Lembi irá tentar entrar na chave principal disputando o qualifying.
Na categoria 14 anos – Pietra Zakharov já está na chave principal do Banana Bowl. Ela venceu os três jogos que disputou, vencendo Sophie Smetana por 4/1 e 4/2, Melissa Kishimoto por 4/0 e 2/0 (desistência) e Helena Keleti por 4/0 e 4/1. Helena Keleti e Sophie Smetana ficaram com as vagas no qualifying.
Bananinha/Kids – Paralelamente ao Torneio Banana Bowl, 14 e 16 anos, no Pinheiros, será disputado o Bananinha, Torneio que envolve tenistas de 12 anos, bem como o Tênis Kids, para tenistas de 8 e 11 anos, o chamado Tênis Kids, feminino e masculino. Os pequenos tenistas disputarão os seus respectivos torneios no Alphaville Tênis Clube, de 24 de fevereiro a 2 de março.
O Departamento de Tênis do Pinheiros já definiu sua equipe para disputar essa competição: 12 anos – Guilherme Humberg. e Laura Werner.
11 anos – Lelê Gueiros, Sofia Pastore, Caio Melo, Otávio Gabriades, Lourenço Santos, Luca Micales, Pedro Asprino.
10 anos– Giacomo Frascino, Eduard Weickert, Luca Catunda
Imagem destacada de João Colombo