O professor Juan Ricardo Urrejola é um dos oito militares brasileiros que integram a seleção brasileira que está representando o país nos Invictus Games, uma das principais competições internacionais para militares veteranos que sofreram lesões em serviço.
Pela primeira vez na história, atletas do país participam do torneio, que acontece em Vancouver, no Canadá, e reúne atletas de 23 nacionalidades de 8 a 16 de fevereiro. As modalidades que serão disputadas pelo Brasil são vôlei sentado e natação.
“É um evento totalmente diferente de tudo que participei, são 23 delegações celebrando a inclusão com seus pares militares juntamente com suas famílias, até mesmo seus pets estão presentes, é difícil explicar com palavras o que estou vivenciando, mutilados de guerra, traumas de combate, com um pensamento, renascer para a sociedade com o esporte como ferramenta”, compartilhou Urrejola.
O evento, que acontece a cada dois anos, foi idealizado pelo Príncipe Harry, Duque de Sussex e teve sua primeira edição em 2014. Seu principal objetivo é promover a recuperação e a reabilitação dos veteranos participantes.
Em 2019, o professor participou dos jogos mundiais militares, onde competiu na modalidade tiro com arco em dupla. Ele e Marcos A’lmeida conquistaram o ouro na competição, sediada em Wuhan, na China.
Além de sua trajetória como atleta, Urrejola realiza um trabalho que contribui com o desenvolvimento de estudantes com deficiência em Ubatuba, como projetos ligados ao surfe adaptado e o tiro com arco, atendendo alunos da rede municipal de ensino.
O atleta ainda comentou sobre a importância da representatividade para seus alunos e para as crianças, de uma maneira geral. “Muitas, mas muitas crianças participam desta terapia global , onde tudo gira em torno da união da família”, finalizou.