Neste fim de semana, um homem morreu eletrocutado, em Campina Grande, após bater o carro em um poste. Ao descer do carro, ele não percebeu que fios de alta tensão estavam soltos na via. O Corpo de Bombeiros deu dicas de segurança de como agir em situações como essas, de acidentes com fios elétricos nas ruas.
Veja a reportagem do Bom Dia Paraíba
1. Manter a calma e avaliar a situação
De acordo com o tenente Alexsandro, do Corpo de Bombeiros, manter a calma e avaliar a situação são fatores super importantes.
De dentro do interior do veículo, tentar observar se não há nenhum fio solto sobre o carro ou ao redor do carro. Porque aí, é onde vai ocorrer justamente a descarga elétrica. Quando alguém entrar em contato com essa fiação ou algum material que está em contato com ela
Tenente Alexsandro também lembra as possíveis vítimas de ligarem para os números de emergência como o 193, 192 e 190 ou o número de preferência da vítima.
2. Não se aproximar do veículo
Além disso, Alexsandro indica tentar pedir que as pessoas não se aproximem do veículo.
Porque muitas pessoas que estão na rua e observam o acidente vão no intuito de ajudar e terminam levando uma descarga elétrica porque a fiação próximo ao carro ou sobre o carro.
3. Forma certa de sair do veículo
Utilizando de um carro do Corpo de Bombeiros, tenente Alexsandro exemplifica que a vítima não deve tocar em nenhuma parte metálica do veículo. Ainda dentro do carro, a vítima deve tocar só nas partes plásticas.
A gente pode observar que os pneus vão servir como um isolante. Então, nunca tocar na parte metálica.
Se o fio estiver sobre o carro ou estiver próximo do carro, Alexsandro explica que após verificar a existência de fios sobre o carro e ao redor dele, a vítima deve não pode tocar nas partes metálicas do carro, abrir a porta, tocando sempre nas partes plásticas do veículo.
A vítima deve descer do carro sempre com os pés em posições iguais e o mais perto possível um do outro e tentar se afastar do carro o máximo possível.
Não é recomendado aumentar o tamanho das passadas, enquanto a vítima estiver pisando no chão eletrizado, ela vai estar servindo como um aterramento dessa eletricidade que está passando por seu corpo e vai ser descarregada no solo novamente.
A vítima deve se afastar do carro em uma distância mínima de 20 metros e observar onde está o fio caído e ter cuidado para não pisar nele.