NOTÍCIAS

CASAN faz as primeiras coletas de lodo de 2025 em Descanso

Coleta de lodo de fossa séptica em Descanso. Foto: Acervo CASAN

No retorno das atividades do Programa Esgotamento Sobre Rodas, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) fez na manhã desta quarta-feira (15) as primeiras coletas de lodo de 2025 na cidade de Descanso, no Extremo Oeste catarinense. O efluente foi recolhido em 12 imóveis em diversas ruas na região central do Município para ser encaminhado ao tratamento na Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) instalada na cidade.

 
 
   

A Companhia também participou de uma reunião com o prefeito Juliano Junior Kasper, na Prefeitura de Descanso, com o objetivo de alinhar as atividades do Programa ao longo do ano. Participaram como representantes da CASAN o gerente Regional do Oeste, Pery Fornari Filho, a chefe de Agência, Danusa Araldi, e o engenheiro Químico responsável pelo Programa Esgotamento Sobre Rodas, Alexandre Trevisan.

“Com a retomada das atividades e o diálogo com o Município, a Companhia mostra que prossegue firme em 2025 na busca pela expansão do saneamento no Estado. A expectativa da CASAN é também expandir o serviço do tratamento de lodo das fossas sépticas para cidades vizinhas ao longo deste ano”, explicou Trevisan.

Além do prefeito, o vice-prefeito Marcos Baldo e a assessora de Projetos Ana Paula Trentin compareceram representando a Prefeitura. Foto: Acervo CASAN.

A Companhia já tem programadas mais 14 coletas até nesta sexta-feira (17) e pretende chegar a 100 imóveis com coleta programada ainda em janeiro. Nesta primeira etapa, a coleta com caminhão limpa-fossa e o tratamento na UGL serão oferecidos sem custo, dentro do projeto-piloto em Santa Catarina. Moradores interessados no serviço devem fazer contato pelo WhatsApp (49) 98402 9839, ou diretamente na Agência de Descanso, localizada na Rua José Bonifácio, 31, Centro.

O Programa Esgotamento Sobre Rodas é desenvolvido em parceria entre o Governo do Estado, a CASAN e Prefeitura, visando ampliar o tratamento adequado do esgoto, garantir mais saúde pública, qualidade de vida, conservação da água e do ambiente no Município de Descanso. O objetivo da CASAN é inovar com um modelo de tratamento de esgoto em cidades com baixa densidade populacional, que dispensa a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.

Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso. Foto: Acervo CASAN