O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, entregou, na manhã deste sábado (11/01), as obras do programa Conjunto Maravilha Tiradentes, em Cascadura. Também na Zona Norte da cidade, foram entregues as reformas de conjuntos em Guadalupe e Campinho. As intervenções beneficiaram 1.376 moradores. E em Madureira, a comunidade Buriti Congonhas teve a área de lazer totalmente revitalizada.
– Vai ter mais obra, mais investimentos. Quando a gente se planeja, dá pra fazer – garantiu Cavaliere, lembrando que o Conjunto Maravilha “é a cereja do bolo” das obras da nova gestão.
E afirmou que agora é o momento de planejar.
– Vamos passar os próximos seis meses organizando o que vamos fazer nos próximos quatro anos. Sem planejamento e sem gestão, nada disso aqui acontece.
Foram investidos R$ 3,8 milhões na recuperação dos conjuntos habitacionais José Vieira Guimarães, São Jorge e Tiradentes.
Em Cascadura, o conjunto habitacional Tiradentes, formado por 10 prédios, teve o revestimento das fachadas e dos muros, que cercam os blocos, recuperados e pintura nova. Foi construído um parque infantil e o castelo d’água foi recuperado. Houve substituição de telhas e impermeabilização das calhas da cobertura, assim como recuperação das calçadas internas. Demarcação de vagas de estacionamento, pintura de meio-fio e construção de área destinada para Academia de Terceira Idade completaram os serviços.
Os quatro prédios do conjunto habitacional José Vieira Guimarães, no Campinho, tiveram o revestimento das fachadas e dos muros que cercam os blocos recuperados. Uma nova pintura foi realizada. A estrutura da caixa d’água que abastece os edifícios foi parcialmente recuperada. O projeto incluiu substituição de telhas, impermeabilização das calhas das coberturas, revitalização das calçadas internas e das áreas de lazer. Foi feita a demarcação das vagas de estacionamento e pintura do meio-fio. O antigo bicicletário foi demolido, e o parque infantil que recebe as famílias foi reformado, assim como a quadra poliesportiva.
No Conjunto São Jorge, em Guadalupe, os revestimentos e fachadas dos seis blocos de apartamentos foram recuperados. A cobertura dos edifícios foi substituída, e a área do estacionamento foi concretada. As equipes da Rio-Urbe construíram um campo de futebol para os moradores, instalaram uma Academia de Terceira Idade e um espaço bebê. O parque infantil também foi revitalizado. O telhado da área da churrasqueira passou por adequação, e mesas e cadeiras foram instaladas.
Wanderson Santos, secretário de Infraestrutura, destaca a importância do programa Conjunto Maravilha:
– Esse programa dá maior conforto e dignidade aos moradores. Recupera telhados, instalações e áreas de lazer comuns desses conjuntos habitacionais, que são inúmeros pela cidade.
Também participaram da inauguração o secretário de Coordenação Governamental, Edson da Silva, o secretário de Conservação, Diego Vaz, a presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), Fernanda Cebrian, e o subprefeito da Zona Norte, Douglas Araújo, entre outras autoridades.
Área de lazer é entregue revitalizada, em Madureira
Madureira também ganhou uma área de lazer totalmente revitalizada neste sábado. Localizado no Buriti Congonhas, o espaço conta, agora, com campo de futebol, quadra coberta, rampa de acessibilidade, banheiros novos, Academia de Terceira Idade, parque infantil, quiosque e pista de atletismo. Obras de urbanização também foram realizadas no local, que ganhou rede de água pluviais, postes de iluminação, pavimentação com piso intertravado nas áreas de acesso aos equipamentos e um muro de contenção. O investimento foi de R$ 2,8 milhões.
José David do Nascimento, comerciante aposentado, 64 anos e há 40 morando na comunidade, estava muito satisfeito com o resultado da obra.
– Ficou show de bola. Uma melhora de 99%. Toda a comunidade está agradecida. Aqui era só barro, ninguém podia brincar. E hoje o piso está excelente – diz.
Conjunto Maravilha reformou mais de 60 unidades habitacionais nos últimos quatro anos
O Conjunto Maravilha é o programa da Prefeitura do Rio responsável por revitalizar as unidades habitacionais do município que sofrem com a falta de conservação e infraestrutura. Executada pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura, a iniciativa requalifica a casa dos moradores que não têm condições de pagar a reforma de seus lares, gerando valorização dos imóveis e melhorando a qualidade de vida da população. Para solucionar os problemas de conservação desses espaços, é feita a recuperação estrutural dos edifícios, com direito a revitalização de emboço, pintura e revisão dos telhados das unidades, além de cuidar dos portões, gradis e da área do passeio. Nos últimos quatro anos, mais de 60 unidades foram beneficiadas nas zonas Norte e Oeste.