O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) ainda não assumiu a Presidência da Câmara Federal, mas já tem mantido uma agenda de presidente. Ontem ele e o presidente Lula (PT) se reuniram em Brasília. Na pauta a discussão – e impasse – sobre as Emendas parlamentares.
Motta tem buscado destravar a liberação dos recursos (R$ 4,2 bilhões), suspensa por determinação do ministro do STF, Flávio Dino.
Nos bastidores, os parlamentares acreditam que a decisão do ministro – ex-ministro do Governo – tem as digitais do presidente Lula. O petista, contudo, afirma também estar empenhado em resolver o problema entre o Congresso e o STF.
Segundo ‘O Globo’, o encontro aconteceu na Granja do Torto e foi intermediado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, também participou.
Depois do encontro Motta retornou para a Paraíba.
Como na política a perspectiva de poder é igual, ou até mais forte que o próprio poder, o paraibano certamente será chamado a atuar bem antes da volta do recesso. Já com um ‘pé na Presidência’ e com a ‘força’ que a caneta da Câmara projeta pelos próximos anos.