Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tendo como investigados a prefeita atual, a candidata eleita e o vice-prefeito eleito da cidade de São José do Brejo do Cruz, no Sertão.
A denúncia, movida pelo Partido Progressistas (PP), aponta abuso de poder político e econômico.
O pedido inclui a cassação dos diplomas, a inelegibilidade dos envolvidos e o pagamento de multas.
De acordo com a denúncia, a prefeita Ana Maria teria beneficiado a candidatura de Kledyanne Cristina da Silva Gomes, agora eleita prefeita, e do vice-prefeito eleito Erivaldo Bernardino. Entre as irregularidades apontadas estão uma suposta manipulação contábil para dificultar a fiscalização e beneficiar a distribuição de bens em pleno ano eleitoral.
Despesas destinadas à aquisição de materiais para distribuição gratuita, como gêneros alimentícios e materiais de construção, teriam sido registradas no elemento de despesa nº 30 (“Material de Consumo”), quando deveriam ser alocadas no elemento nº 32 (Materiais, bens ou serviços para distribuição gratuita).
A denúncia também aponta contratações temporárias excessivas e de caráter eleitoreiro.
O 3º turno, em São José do Brejo do Cruz, foi iniciado. Em toda a Paraíba mais de 140 ações deste tipo (AIJEs) foram ajuizadas na Justiça – oriundas das eleições deste ano.
O Blog ainda não conseguiu contato com a prefeita Ana Maria, nem com a prefeita eleita, Kledyanne Cristina; ou o seu vice, Erivaldo Bernardino. O espaço, claro, está aberto.