Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida
A noite da última quarta-feira (18) foi de emoção, sorrisos e histórias transformadoras. Os formandos do Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) se reuniram para celebrar o encerramento desta etapa tão importante.
Realizada no Cefe (Centro de Formação do Educador), a cerimônia prestigiou 23 alunos, que passaram da EJA I para a EJA II, e 21 alunos que concluíram o Ensino Fundamental.
O evento mexeu com o coração dos estudantes, familiares e convidados presentes, com direito a discurso motivador da aluna Pâmela Amorim, de 29 anos, que representou seus colegas no palco.
“A mensagem de hoje é: não desista! Esta etapa representa o quanto somos fortes e perseverantes.”. destacou a formanda.
Pâmela durante a fala na cerimônia | Foto: Divulgação
Ainda durante a festa, os professores e equipe escolar também foram homenageados com mensagens de gratidão pelo trabalho realizado.
Depoimentos inspiradores
Os formandos, com idades variadas, enfatizaram a abrangência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em São José, que, a partir de 15 anos, pode atender os moradores da cidade.
A ocasião especial reacendeu a vontade de sonhar dos alunos, como Gisela Antunes, de 51 anos. “A EJA me trouxe esperança para retornar aos estudos. Acabei de concluir o 9º ano, agora vou para o ensino médio e no futuro pretendo cursar arquitetura”, frisou.
Gisela caprichou na pose para a foto | Foto: Divulgação
Para Davi Rafael, de 15 anos, a formatura trouxe o sentimento de alívio em sua vida. “Sinto que consegui recuperar o tempo perdido, estudar no Ceja foi uma experiência muito satisfatória”, destacou.
Davi acompanhado pela família | Foto: Divulgação
Com 61 anos, David Santos se orgulha de sua trajetória na EJA. “Foi uma dádiva para mim, não foi fácil chegar até aqui. Mesmo nos dias mais difíceis, os professores sempre me motivaram a continuar, isso foi fundamental para essa realização”, afirmou David.
Aos 61 anos, David é exemplo de resiliência e superação | Foto: Divulgação
Já Leandro Pinheiro Ferreira, de 16 anos, acredita ter vivido uma das fases mais importantes de sua vida. “O acolhimento que recebemos por parte dos professores é algo magnífico. Nosso futuro depende dos estudos, o Ceja é o recomeço que precisávamos”, disse.
Sorridente, Leandro disfruta o momento com a família | Foto: Divulgação
Sobre a EJA
Quem deseja retornar aos estudos em São José dos Campos e concluir o ensino fundamental, pode se inscrever para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas escolas da Prefeitura.
Além do Ceja, a modalidade é oferecida presencialmente em 10 escolas de ensino fundamental e nos núcleos. Confira todos os endereços nesta página.
Os interessados podem se inscrever durante todo o ano letivo, porém a matrícula no início de cada semestre pode facilitar a organização da vida escolar.
As inscrições podem ser feitas presencialmente no local que oferece o segmento desejado – EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano) – ou pelo telefone 156. É necessário ter mais de 15 anos de idade, informar o RG, endereço residencial e a última série/ano que estudou.
Leia mais:
IBGE: São José registra menor taxa de analfabetismo da região
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania