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Prefeitura do Rio premia propostas inovadoras de servidores municipais – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Prêmio Inova Gestão Pública destaca projetos revolucionários de servidores. Foto: Marco Antonio Lima / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Fundação João Goulart, entregou nesta quarta-feira (11/12) os prêmios às melhores propostas e iniciativas inovadoras desenvolvidas pelos servidores municipais.

O Prêmio Inova Gestão Pública foi entregue no Palácio da Cidade, em Botafogo, em evento exclusivo para os servidores finalistas e convidados. A proposta da premiação é celebrar ideias que promovem a transformação da gestão pública, gerando benefícios diretos para a cidade e seus habitantes.

 
 
   

– O Instituto Fundação João Goulart é um hub de desenvolvimento. A gente cria essa premiação para que reconheça e celebre, junto ao servidor público, as intencionalidades, ideias e esse dia a dia de trabalho. É muito importante reconhecer o trabalho que é feito de forma árdua ao longo do ano. Vamos incentivar e reconhecer o capital intelectual desse servidor, fazendo com que existam mais ideias e a gente tenha um ambiente de inovação e colaboração – explica Rafaela Bastos, presidente da Fundação.

O prêmio foi criado para estimular a cultura de inovação no setor público e valorizar equipes que repensam processos e atividades cotidianas, seja com pequenas melhorias ou grandes transformações. Além disso, o prêmio é uma oportunidade para dar visibilidade a projetos relevantes que frequentemente permanecem pouco conhecidos.

Secretária Municipal de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko lembrou que a Fundação João Goulart, mais uma vez, “está provocando uma ruptura no pensamento do setor público”.

– Esse prêmio é importante porque incentiva projetos inovadores. Projetos que eventualmente podem ser utilizados pela Prefeitura. E outro ponto importante é falar de uma possível expansão desses projetos para outros municípios, outros entes públicos do estado do Rio e do Brasil como um todo. Isso é fundamental. É sensacional essa valorização do servidor, dando visibilidade e reconhecimento.

Foram 143 inscrições de equipes de 25 órgãos municipais. Após passarem por três etapas de avaliação, os finalistas selecionados participaram da cerimônia de premiação, onde as equipes vencedoras receberam R$ 8.000,00, troféus e vagas em capacitações oferecidas pelo Instituto Fundação João Goulart.

Os servidores participaram nas seguintes categorias:
1 – Propostas Inovadoras: projetos implementáveis que simplificam processos organizacionais, serviços ou políticas públicas, com foco nos usuários finais, sejam cidadãos ou servidores;
2 – Iniciativas Implementadas em Processos Organizacionais: projetos já implementados que beneficiam diretamente os próprios órgãos públicos municipais e servidores
3 – Iniciativas Implementadas em Serviços ou Políticas Públicas: iniciativas concretizadas que geram impacto direto na vida dos cidadãos.

Vencedores por categoria

Na categoria Propostas Inovadoras, o projeto vencedor foi “Monitora”, de Walter Passos, servidor da Coordenadoria Técnica de Infraestrutura e Logística da Casa Civil. Em segundo lugar o projeto “Limpeza 360: Gestão Completa e Online da Limpeza Urbana” e, em terceiro, “Meu Ponto Acessível”.

– O Monitora surge a partir de alguns gaps que a gente percebe, de vazamento, fuga do padrão de consumo que me fizeram pensar que, em vez de ter uma ação reativa, só quando a fatura chega e eu já perdi recursos, como seria se eu tivesse o consumo medido em tempo real. O Monitora alia tecnologia ao problema para tentar sanar e atuar em tempo mais curto para evitar o desperdício e otimizar os recursos públicos.

Na categoria Iniciativas Implementadas em Processos Organizacionais, a vencedora foi “O impacto do Geoprocessamento e Análise Espacial no processamento de dados de saúde”, de Alexsandra Clarin e Viviane Lins Araújo, ambas da Secretaria de Saúde.

– É o reconhecimento de um trabalho que a gente tem feito na prefeitura desde 2008 e que ganhou nesse momento uma oportunidade de ter uma função na gestão – afirma Alexsandra.
Ao seu lado, Viviane explica a importância do projeto: – Nosso impacto é o tempo de resposta em relação aos dados que são trabalhados e a resolução e assistência da saúde de cada usuário – diz.
– Em vez de gastar tempo com gestão de lista, a gente gasta com gestão de cuidados – completa Alexsandra.

Em segundo lugar o “Programa de Governança em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais” e o projeto “Programa GM Sem Preconceito” ficou com a terceira colocação.

Na categoria Iniciativas Implementadas em Serviços ou Políticas Públicas o primeiro lugar ficou com o “Projeto Rio de Energia Verde”, de Wilians Gaspar, Fábio Batista e Walner Mattoso, todos da Subsecretaria de Gestão Compartilhada da Secretaria de Fazenda.

– O Projeto Rio de Energia Verde entrega aspectos econômicos e de sustentabilidade muito importantes. Surgiu de uma necessidade que a gente via com relação à energia elétrica. A gente faz contratos de energia de fontes cem por cento limpas e renováveis, diretamente com os produtores. Compra em torno 40, 50 por cento mais barato do que é ofertado pela Light e evita essas emissões. Só na primeira fase do projeto, no Cass, que já foi migrado, foram 40 mil toneladas de carbono evitados no consumo dessa energia e 30 milhões de reais de economia num contrato de 60 meses – explica Willians.

Em segundo ficou o projeto “Eleições para Todos: Comunicação Alternativa nas Eleições 2022”, seguido por “Circuito de Festas Literárias”.

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  • 11 de dezembro de 2024
  • Marcações: Gestão Inovação palácio da cidade políticas públicas