João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
*Colaborou estagiário Vinícius Fróes.
O Empretec, curso de formação de empreendedores culturais, entregou no último sábado (7) certificados aos 20 participantes das aulas oferecidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Prefeitura de São José dos Campos e Sebrae.
O curso aconteceu no Ateliê Johann Gütlic, no Parque da Cidade.
Eleandro Rozan e Edson Pereira, do Sebrae, ministraram a atividade, abordando temas importantes para o empreendorismo, como busca de oportunidades e iniciativa, independência e autoconfiança, busca de informação, persuasão e rede de contatos, estabelecimento de metas, como correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, planejamento e monitoramento sistemático, comprometimento e persistência.
“Foi mapeado em um estudo as principais características de empreendedores de sucesso, e, por meio dessa Metodologia Vivencial, os estudantes praticam, no decorrer desses seis dias, esses comportamentos. Eles vivenciam todos os comportamentos empreendedores e colocam em ação o que foi aprendido”, explicou Edson Pereira.
“Quem tem o desejo de começar, precisa entrar em ação. O empreendedor não pode ter medo de errar. Quem tem medo de errar tem medo de acertar. O Sebrae pode ajudar e muito com informações, treinamentos e dicas dos consultores”, disse Eleandro Rozan.
Durante os seis dias, as 10 horas-aulas foram divididas em dinâmicas. Uma delas reuniu os aprendizes em grupos para a criação de um produto/serviço fictício.
O trio Lucas Bernardes, Bruno Mantovani e Esilda Alciprete foram responsáveis pela invenção do “Presente Fácil”, um aplicativo que busca facilitar e agilizar as compras de natal e final de ano. Eles foram os vencedores do prêmio “Ecoinovação”, onde os próprios participantes votaram no produto que mais gostaram.
“Foi bem bacana o aprendizado. O curso muda sua mentalidade em relação a empreender”, disse Bruno Mantovani, um dos integrantes do grupo vencedor da premiação.
Sobre o Empretec
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo