NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio promove ação integrada em Paciência e registra 1.592 atendimentos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Nesta 32ª edição do programa Favela com Dignidade foram oferecidos serviços como isenção de taxa para a segunda via de certidões, inscrições para o Minha Casa, Minha Vida e vacinação, entre outros. Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

O programa Favela com Dignidade marcou presença no bairro de Paciência, na Zona Oeste do Rio, neste sábado (07/12), com uma grande mobilização promovida pela Prefeitura do Rio. Realizada pela Secretaria de Ação Comunitária, a iniciativa reuniu diversas secretarias e órgãos públicos e registrou 1.592 atendimentos a moradores da região.

O evento foi realizado na Praça Padre de Azevedo, na Rua Paçuaré, e contou com grande participação da comunidade, que recebeu serviços gratuitos e orientações importantes.

 
 
   

O Favela com Dignidade faz a diferença na vida das pessoas que mais precisam. É a Prefeitura, com seus órgãos e secretarias, levando políticas públicas a territórios mais vulneráveis para facilitar o acesso a serviços e oferecer oportunidades iguais, destacou a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

Nos últimos quatro anos, o Favela com Dignidade realizou 32 ações comunitárias em diferentes regiões da cidade, impactando positivamente a vida de milhares de cariocas.

Serviços oferecidos durante a ação:

A Secretaria de Ação Comunitária apresentou os projetos Turistando com a Comunidade e Casa Carioca, e promoveu rodas de conversa sobre sustentabilidade, fortalecendo a conscientização ambiental.

A Secretaria de Assistência Social orientou sobre benefícios socioassistenciais; a Secretaria de Habitação fez inscrições para o Minha Casa, Minha Vida; e a Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais do Centro Municipal de Saúde Emydio Cabral, que aplicaram vacinas contra influenza, hepatite B e antitetânica, deram dicas sobre prevenção de dengue e saúde bucal e ofereceram auriculoterapia. A Secretaria de Saúde também distribuiu preservativos masculinos e femininos.

Já a Secretaria de Cidadania, por meio do Procon Carioca, ofereceu isenção de taxas para segunda via de certidões e assistência ao consumidor. A Secretaria de Educação divulgou o calendário de matrículas para creches, EDIs e Ensino Fundamental I e II, além de matrículas para o PEJA (Educação para Jovens e Adultos).

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher levou oficinas de tranças e sobrancelhas, enquanto a Secretaria de Ciência e Tecnologia ofereceu inscrições para oficinas e cursos nas Naves do Conhecimento.

Débora Santana, moradora de Cosmos, fez inscrições em cursos de informática para os filhos e se matriculou no de fotografia com celular na Nave do Conhecimento de Campo Grande. “Quero estimular o conhecimento deles e investir na formação da nossa família”, disse Débora.

A Secretaria de Transportes cadastrou moradores interessados no cartão Jaé e deu orientações sobre linhas de ônibus que circulam pela região. A Secretaria de Cultura distribuiu livros e a Secretaria da Pessoa com Deficiência informou sobre os direitos dos PcDs.

Já a Defesa Civil realizou cadastramento para vistorias técnicas em imóveis e orientou sobre casas seguras. O Instituto Pereira Passos (IPP) falou sobre o Programa Territórios Sociais, que visa incluir nos cadastros e programas sociais da prefeitura famílias ainda não inseridas no sistema de atendimento.

Outros serviços para a melhoria da qualidade de vida na região incluíram reparos em calçadas, troca de lâmpadas, limpeza, poda de árvores e ações educativas sobre trânsito. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Conservação, Rioluz, Comlurb e CET-Rio. A IplanRio garantiu o suporte técnico aos órgãos envolvidos.

Categoria:

  • 7 de dezembro de 2024
  • Marcações: Favela com Dignidade Prestação de serviço zona oeste