NOTÍCIAS

São José conquista selo nacional de ouro em alfabetização

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

 
 
   

É ouro para São José dos Campos! O município se destacou no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, atingindo a categoria máxima nos critérios de avaliação.

A meta é definida pelo Ministério da Educação (MEC), que busca garantir a alfabetização de 100% das crianças até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. Para alcançar a classificação em ouro, são necessários de 85 a 100 pontos, São José soma 93 de pontuação. O anúncio foi feito pelo MEC nesta quinta-feira (5).

Com a qualificação garantida, o município é reconhecido, mais uma vez, como referência em práticas pedagógicas para todo o Brasil.

O resultado obtido é consequência dos investimentos realizados pela Secretaria de Educação e Cidadania, possibilitando a implementação de programas inovadores, como a Escola 5.0, que traz recursos tecnológicos para dentro das salas de aula, e o Recupera, intensificando o ensino de Língua Portuguesa e Matemática com materiais próprios e jogos didáticos para os alunos.

Através destas e outras iniciativas, os profissionais da educação viabilizam a concretização de projetos e contribuem essencialmente para esta conquista valiosa para a cidade.

Sobre o selo

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) busca garantir a alfabetização de todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e recuperar as aprendizagens dos anos iniciais impactadas pela pandemia.

Os princípios do programa envolvem a promoção da equidade educacional, considerando diferentes contextos sociais e regionais, além de fomentar a colaboração entre estados e municípios.

As metas do CNCA incluem estruturar um regime de cooperação, monitorar o progresso da alfabetização e oferecer suporte técnico e financeiro para as escolas públicas. Também prevê a distribuição de materiais didáticos, a criação de sistemas de avaliação e a formação continuada de educadores, reforçando a infraestrutura e a qualidade pedagógica.

Leia mais:

Escolas aplicam avaliação de fluência leitora para alunos


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania