ESPORTES

Pinheiros viaja com cinco atletas para o Sul Americano de Badminton 


 
 
   




Competição acontece em Santiago-CHI até o dia 14 de dezembro; Além dos jogadores, técnico Rafael Lajusticia também está na delegação

 

O Esporte Clube Pinheiros estará representado no Campeonato Sul Americano de Badminton, que acontece de 5 a 14 de dezembro em Santiago, no Chile, com cinco atletas, além do técnico Rafael Lajusticia. Vivian Iha e Eduardo Pierini disputarão os jogos na categoria sub-17 e sub-19, respectivamente. Enquanto Caio Silva, Mateus Cutti e Welton Menezes, jogarão na categoria adulto.  

Essa é a competição que encerra o ano para os atletas de Badminton do Pinheiros. Temporada que foi positiva, de acordo com o técnico Rafael Lajusticia. 

“Realmente foi um ano super positivo. Nossa equipe de alto rendimento classificou todos os atletas para o Sul Americano – exceção da Natalya Geisler que se machucou –  os jovens também se classificaram. Tivemos a convocação da Vivian Iha para a Seleção Brasileira sub-19, mesmo ela sendo uma atleta sub-17. Eduardo Pierini seguiu sendo convocado nas duplas. Fora isso, conseguimos medalhas em todos os campeonatos nacionais, com nossos atletas de alto rendimento”, analisou Lajusticia. 

Sobre a última competição do ano, o técnico também almeja bons resultados. “Será um campeonato duro, com bastantes atletas, já que o Chile é um país de fácil acesso. Estamos com expectativas de trazer boas medalhas, tanto na competição individual, como por equipes”, projetou. 

E os atletas? Confira como foi o ano de cada um e a expectativa para o Sul Americano: 

 

Caio Henrique Silva acompanhado de Vivian Iha e Eduardo Pierini. Foto: Divulgação/ECP

Vivian Iha (sub-17) – “Tive um ano muito bom. O primeiro na categoria sub-17 e consegui ser campeã Nacional na Simples e na Mista. Fui convocada para a seleção sub-19. Para o Sul americano, espero ter um bom desempenho, pegar experiência, assim como foi no campeonato Pan Americano”. 

A atleta já foi medalhista de bronze no Sul Americano no Peru em 2023

 

Eduardo Pierini (sub-19) – “Foi um ano cheio de novidades, entrei na faculdade de engenharia ambiental, então tive que me adaptar em relação aos treinos e aos estudos. Foi um ano de conquistas, com o Pan Americano Júnior e agora essa classificação ao Sul Americano”.  

O atleta já foi medalhista de bronze no Sul Americano nas duplas masculinas em 2022 e 2023 

Equipe Adulta. Mateus Cutti, Welton Menezes e Caio Henrique Silva. Foto: Divulgação/ECP

Caio Henrique Silva (Adulto) – “Meu ano foi muito bom, tínhamos algumas metas, uma delas era classificar para o Sul-Americano. Estou entre os cinco melhores atletas do ranking nacional (quinto lugar). Classificamos para a simples no Sul Americano, então o balanço é positivo. Com relação à competição, a expectativa é boa, treinamos bastante e estamos fortes para conquistar medalha tanto individual, quanto por equipes.

O atleta foi medalhista de bronze no Sul Americano em 2018 no Peru e de ouro na Venezuela em 2023,  ambos por equipe.

 

Mateus Cutti (Adulto) – “Foi um ano muito bom, com bastantes aprendizados. Consegui conquistar meus objetivos do ano, classificando para o Campeonato Sul Americano e tendo bons resultados nos campeonatos nacionais e estaduais. Fui vice-campeão brasileiro na dupla masculina e campeão estadual na simples masculina esse ano. Quero terminar o ano com um resultado positivo no sul americano subindo no pódio e fazendo bons jogos”. 

No Sul americano da Venezuela, em 2023, o atleta foi vice-campeão na Simples e medalhista de ouro por equipes.  

Welton Menezes (Adulto) – Tive um ano muito bom até o momento, vindo recentemente de um ouro no Campeonato Paulista e um bronze no último torneio Nacional do ano. Até o momento, consegui alcançar algumas metas que havia traçado para este ano, em torneio nacional e estadual. No que diz respeito ao cenário internacional, terei agora o sul-americano, então estou com a expectativa bem alta por conta de resultados que venho obtendo durante o decorrer desta temporada e também por toda preparação que está sendo realizada para este último torneio. Vamos com tudo e seja o que Deus quiser!”, destacou o jogador.