Um projeto de vacinação em Ubatuba, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi selecionado para apresentação na II Oficina Nacional do ImunizaSUS, realizada em Brasília e promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O trabalho representou o Estado de São Paulo no evento, juntamente com outros selecionados, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de novembro, na capital do Brasil.
Com o título: “Sextou com vacinas: salas de vacinas com horários acessíveis a todos”, o projeto foi apresentado como um exemplo bem-sucedido de incentivo à imunização.
A campanha “Sextou com Vacina” acontece toda última sexta-feira de cada mês em Ubatuba, com algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estendendo o horário de funcionamento até as 21h. A medida oferece a possibilidade de vacinação a pessoas que trabalham ou não podem comparecer aos postos de imunização durante o horário normal de funcionamento das UBSs.
“O evento é um importante encontro nacional, que nos dá a oportunidade de trocar experiências e conhecer mais a fundo a realidade brasileira na área da saúde. Além disso, é um reconhecimento dos trabalhos feitos com tanto empenho e que nos mostram que estamos no caminho certo”, ressaltou a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Alyne Ambrogi.