NOTÍCIAS

Celebração do Dia da Consciência Negra atrai 1.500 pessoas

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O Dia Nacional da Consciência Negra foi celebrado em São José dos Campos nesta quarta-feira (20) com muita festa, atraindo cerca de 1.500 pessoas ao Largo São Benedito, na região central.

 
 
   

Durante sete horas, as diversas atrações de manifestações artísticas e culturais emocionaram e animaram o público, que acompanhou e participou de atividades como capoeira, aulão de samba rock, dança de rua, hip hop e roda de samba.

A ação, promovida pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, teve como objetivo ampliar a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo na cidade, valorizando a história, luta e cultura afro-brasileiras.

E à noite, encerrando a festa, o Largo São Benedito foi transformado em palco do teatro de sombras “Sombrafica”, da Cia. Quase Cinema, que apresentou com dança e ritmo a obra inspirada no poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves.

A peça integra a programação do 38º Festivale da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Confira a programaçao completa

Dança. Aulão de samba rock também animou o público /Foto: PMSJC

Aprovação popular

Munícipes que participaram das atividades do Dia Nacional da Consciência Negra no Largo São Benedito elogiaram a iniciativa da Prefeitura de promoção da igualdade racial.

“Foi tudo muito bonito. A Prefeitura está de parabéns. É muito importante todos nós continuarmos mobilizados nas ações de promoção da igualdade racial para conquistarmos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a advogada Denise Marcelino de Paula, de 57 anos.

Festa. Promoção da igualdade racial é constante / Foto: PMSJC

Ações constantes

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, com ações e eventos ao longo de todo o ano.

O objetivo é desenvolver políticas públicas de promoção da igualdade racial e assessorar as secretarias municipais na execução destas políticas, promovendo a igualdade e a proteção dos direitos de pessoas e grupos étnico-raciais afetados pela discriminação, preconceito e demais formas de intolerância.

Uma das principais conquistas foi a implantação do Centro de Referência Afro-brasileira em novembro de 2021, que funciona na sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, no Monte Castelo, na região central. Já foram beneficiadas cerca de 40 mil pessoas com cursos, seminários, oficinas e rodas de conversa.

São José possui ainda o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com membros da Prefeitura e de outras instituições. São 20 titulares e 20 suplentes, representantes da Prefeitura e de entidades da sociedade civil organizada. O mandato é de três anos, até junho de 2027.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Administração municipal.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão