A professora Terezinha Domiciano tomou posse, nesta quinta-feira (14), como reitora da Univerdade Federal da Paraíba (UFPB). A cerimônia de condução ao cargo, realizada no campus I da Universidade Federal da Paraíba, também empossou a professora Mônica Nóbrega, eleita vice-reitora.
Em coletiva de imprensa, Terezinha ressaltou sua intenção de dialogar para assegurar os recursos necessários para finalizar obras paralisadas na instituição e implementar melhorias nos campi.
“Temos o objetivo de conversar individualmente com cada parlamentar e buscar uma audiência com o ministro Camilo para retomar as obras. Atualmente, há 34 projetos paralisados na UFPB, além de outras necessidades urgentes, como a acessibilidade, a melhoria dos nossos laboratórios e dos espaços dedicados ao ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Terezinha Domiciano.
As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega venceram a consulta pública para a eleição da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em abril deste ano. Elas ficaram com 67,95% dos votos e ocuparam o primeiro lugar da lista tríplice enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Elas foram nomeadas no dia 16 de outubro.
Outras duas candidaturas disputaram o processo. Os professor Lucídio Cabral e João Euclides ficaram com 25,37%. Já o atual reitor Valdiney Gouveia, que concorria ao lado da professora Rita de Cássia Pereira, ficou na terceira e última colocação com 6,67% dos votos.
Perfil da reitora e vice-reitora
Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III, em Bananeiras, Brejo paraibano. Ela atuou no movimento estudantil universitário e tem experiência em pesquisa e extensão. Na UFPB, exerceu funções administrativas de chefe de departamento e laboratório, assessoria de pesquisa, coordenação de projetos institucionais. Foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise lacaniana, lingüística saussuriana, produção de sentidos, discurso e lingüística saussuriana. Já esteve como diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I, em João Pessoa.