Se 2024 mostra-se até aqui como um ano de novidades na LNF, em 2025 elas serão ainda maiores. No ano em que celebra uma década de independência e chega à 30ª edição, a entidade, ao lado dos seus Franqueados, prepara uma competição maior e mais abrangente da modalidade em pleno crescimento, dentro e fora das quadras.
Isso porque os 24 Franqueados decidiram fazer, no ano que vem, a LNF com o ingresso de novos participantes. Na mesma ocasião, ficou decidido por eles, o adiamento da Liga de Acesso, campeonato que será reavaliado na próxima temporada.
Os Franqueados e a LNF estudam trazer grandes equipes para a LNF 2025, ano especial para a competição e emblemático para resgatar tudo o que foi construído desde sua criação.
10 anos do Melhor Futsal do Mundo
Não é à toa que a LNF tem ganhado destaque no cenário nacional nos últimos anos. O produto que chega para o torcedor tem por trás muitas pessoas que trabalham para o desenvolvimento da modalidade. E, nos últimos dez anos, período da independência da entidade, o crescimento também é visível. Ele se dá graças ao trabalho, engajamento e investimento dos Franqueados, dos Clubes, dos Patrocinadores e Parceiros da LNF que, em conjunto, oferecem para o público uma competição bem envelopada, recheada de possibilidades e emoções e que cresce cada vez mais a cada temporada.
Em uma década foram campeãs seis equipes distintas (número que pode chegar a sete dependendo de quem levar a taça em dezembro), o que mostra o imenso equilíbrio da competição, uma das grandes marcas da LNF. Apenas o Corinthians (2016 e 2022) e o Pato (2018 e 2019) comemoraram mais de uma vez. Joinville (2017), Magnus (2020), Cascavel (2021) e Atlântico (2023) também provaram do gosto de soltar o grito de campeão.
A visibilidade da LNF nunca foi tão grande. Atenta às novas tecnologias e a renovação do público-alvo, foi preciso fomentar o interesse de quem não viveu a Liga desde seu começo. Por isso, nesse aspecto, a rede social, o local onde os jovens são maioria, recebe uma atenção em especial. E com o retorno ao que é produzido.
São mais de 1 milhão de pessoas seguindo a LNF nas redes sociais. No Facebook são mais de 320 mil pessoas engajadas, no Instagram a conta atinge 325 mil, no X outros 30 mil, 35 mil no TikTok e mais de 175 mil inscritos no canal da LNFTV no YouTube. Nesse caso, uma mudança de rota se mostrou assertiva e 2024 está aí para provar.
Desde 2020, todas as partidas da LNF têm transmissão ao vivo. O que começou com o serviço de Pay-per-view, migrou, na atual temporada, para o canal aberto no YouTube (LNFTV), catapultando tanto a audiência como o retorno da monetização com as transmissões. Foram mais de 15 milhões de visualizações somente este ano.
Fora isso, desde sempre a LNF teve parceiros de peso na cobertura, Globo, Sportv, Band, CazéTV e BandSports, que ampliam o alcance do futsal para a torcida, mas também para as equipes que, dessa maneira, têm acesso a tudo o que acontece, pois os 305 jogos estão à disposição de todos.
Nos gabinetes, onde a bola não rola, os números também vão ao encontro do crescimento que se vê na competição. Nos últimos cinco anos, portanto metade do período de independência, somente em premiação, os valores saltaram de R$ 60 mil para a ordem de R$ 500 mil para as equipes. Ao todo, são mais de R$ 10 milhões distribuídos somente nesta temporada. Neste caso, nossos patrocinadores têm um importante papel. Krona, há mais de uma década conosco, Umbro e Cresol, desde 2017, formam nosso time atual, juntando-se ao CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) em 2024, investindo e acreditando no nosso produto e sucesso.
Ao se aproximar de uma década de administração em modelo inspirador, a LNF permanece em constante observação das possibilidades para o futsal, pois acredita na margem de crescimento da modalidade no Brasil. Mais do que isso, é ciente de que precisa do apoio de todos: dos Franqueados, dos Clubes, dos Patrocinadores, Parceiros e entidades máximas do esporte, que colaboraram para que a LNF chegasse ao que é hoje: O MELHOR CAMPEONATO DE FUTSAL DO MUNDO.