Fotos: Divulgação / CBMSC
No dia 31 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar em Rio do Sul, em parceria com a Defesa Civil estadual, realizou uma ação de limpeza nas águas do rio Itajaí do Sul e rio Itajaí-Açu. A atividade, que envolveu equipes de resgate com embarcações, visou remover resíduos, desobstruir pontos críticos e verificar as condições de navegação do rio.
A limpeza iniciou no município de Aurora e seguiu até o município de Rio do Sul. Foram percorridos cerca de 5 km. Ao todo, aproximadamente 20 bombeiros, entre bombeiros militares e bombeiros comunitários, participaram da ação.
Foram recolhidas diversas garrafas, embalagens e sacolas de plástico e até brinquedos. A operação reforça a importância do cuidado contínuo com os recursos naturais e incentiva o descarte adequado de resíduos.
Treinamento das equipes
A ação também oportunizou aos bombeiros o treinamento com embarcações, e operações em casos de inundações e enxurradas. Tais práticas preparam as equipes para ocorrências em situações reais, comuns na região do Alto Vale do Itajaí.
O capitão Rubens José Babel Junior explica que a ação foi realizada para ajudar a mitigar e diminuir os riscos de enchentes numa ação em conjunto com a Defesa Civil estadual, justamente onde há a dragagem do rio, justamente para também verificar as condições de navegabilidade e possíveis locais que as guarnições de serviço possam deslocar com as embarcações. “Vale ressaltar que dentre as margens verificadas e vistoriadas, foi percebido uma grande quantidade de garrafas, pallets, brinquedos e sacos de lixo que foram retirados.