NOTÍCIAS

João Pessoa volta a vacinar contra Covid-19 nesta quarta-feira (30); veja locais de vacinação

Foto: G1.

A Prefeitura de João Pessoa recebeu um novo lote da vacina contra Covid-19 e reforçou a convocação para grupos elegíveis a vacinação, como gestantes puérperas, trabalhadores da saúde, imunocomprometidos e idosos. A prevenção também faz parte da programação de rotina de crianças menores de cinco anos.

As vacinas contra Covid-19 estavam em falta na Paraíba e o estado aguardava o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Em João Pessoa, os imunizantes recebidos venceram em 18 de outubro, mas ainda havia estoque da vacina disponível para imunizar crianças com menos de 12 anos.

 
 
   

De acordo com a prefeitura, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI), neste ano, é reforçar as doses dos grupos com maior risco para agravamento pela doença. O requisito para receber o imunizante é ter tomado a dose anterior da vacina contra Covid-19 há, pelo menos, um ano e estar dentro do grupo prioritário.

Os esquemas de vacinação não são recomendados rotineiramente para pessoas com cinco anos ou mais que não pertençam a grupos prioritários. No entanto, se uma pessoa não tiver se vacinado anteriormente e decidir se vacinar, poderá receber uma dose da vacina monovalente contra a Covid-19 (XBB). Crianças que já estão completamente vacinadas (com três doses) com outras vacinas contra a Covid-19 podem receber mais uma dose da vacina monovalente XBB. No caso de viagem, é importante verificar o critério do país de destino.

Quem deve tomar a vacina de Covid-19?

De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, devem tomar a vacinas contra Covid-19 as pessoas com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas vivendo em terra indígena, ribeirinhos, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores de Saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (maiores 18 anos), funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Para se vacinar, o cidadão deve apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, Cartão SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Vacinas de campanha

As vacinas serão aplicadas em pontos espalhados pela capital, entre eles shoppings, estabelecimentos comerciais, centros de imunização, policlínicas municipais e Unidades de Saúde da Família (USFs). Os imunizantes disponíveis são contra dengue, Covid-19, Influenza, entre outras vacinas do calendário de rotina.

  • Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
  • Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
  • Influenza: população acima dos seis meses de idade;
  • Vacinas do calendário de rotina;

Confira os locais e horários de vacinação:

  • Shopping Tambiá – 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) e das 9h às 16h (sábado)
  • Shopping Sul – 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (sábado)
  • Home Center Ferreira Costa – 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 16h (sábado)
  • Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência)
  • Policlínicas Municipais – 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
  • Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto – 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira).

Vacinação domiciliar

O usuário deve fazer o agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Esse serviço é destinado às pessoas acamadas (restritas ao leito)