ENTRETENIMENTO

Sexteto completa escalação da rodada de elite – LNF

Finlândia teve a melhor campanha | Foto: FIFA

Finlândia, França, Hungria, Itália, Polônia e Suécia se classificaram para a rodada de elite das eliminatórias europeias para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA™. Elas serão acompanhadas pelas principais cabeças de chave Portugal e Espanha, com as oito equipes lutando por quatro ingressos para as Filipinas. A FIFA analisa a rodada principal da UEFA, na qual os principais vencedores dos grupos avançaram e 17 nações foram eliminadas.

Grupo 1

 
 
   

Itália (9 pontos) Croácia (6) Sérvia (3) Lituânia (0) A Itália venceu a seção em grande estilo, marcando 27 gols e sofrendo zero. Renata Adamatti, Bruna Borges e Sara Boutimah foram excelentes para o lado de Francesca Salvatore. A Croácia pode olhar para o futuro com otimismo após uma goleada de 8 a 0 sobre a Sérvia e o potencial das estrelas emergentes Buga Slavica e Lara Lucic. “Estamos muito felizes com o resultado. Mostramos que estamos no caminho certo, que somos uma equipe que está trabalhando bem e crescendo e que, acima de tudo, temos grande ambição e desejo de chegar à Copa do Mundo. Em março, nosso desafio mais importante nos espera, a rodada de elite, na qual queremos dar tudo de nós para nos classificarmos para a Copa do Mundo.”

Ludovica Coppari , capitã da Itália

Grupo 2

Hungria (7 pontos) Noruega (6 pontos) Bósnia e Herzegovina (4) Bielorrússia (0) Os reflexos de Lilla Torma e a orquestração do jogo de Viktoria Horvath foram fundamentais para a Hungria chegar ao topo. Csilla Krascsenics completou sua dobradinha com 31 segundos restantes para arrancar uma vitória de virada sobre a Noruega, antes de sua dobradinha inspirar uma goleada de 6 a 0 sobre a Bielorrússia. A excelência de Torma garantiu o empate de 0 a 0 com a Bósnia e Herzegovina que as meninas de Tamas Frank precisavam para progredir. “Sabíamos antes do jogo que um ponto seria o suficiente. Queríamos vencer de qualquer maneira, mas era impossível. Ainda estou muito feliz pelas meninas, lutamos muito.”

Lilla Torma , goleira da Hungria “Os últimos dias foram exaustivos. Conseguimos o que viemos buscar porque colocamos tudo o que tínhamos nos jogos.”

Viktoria Horvath , Hungria fixo

Hungria garantida na Ronda de Elite | Foto: FIFA

Grupo 3

França (7 pontos) Ucrânia (6) República Tcheca (4) Irlanda do Norte (0) A explosão do futsal francês continuou em Teplice. Depois que os homens chegaram à sua primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA e terminaram em quarto lugar, as mulheres avançaram para a fase final das eliminatórias europeias contra todas as probabilidades. A Ucrânia, que conquistou o bronze e a prata nas duas últimas edições do UEFA Women’s Futsal EUROs, era a grande favorita, mas a França as surpreendeu por 3 a 1 na estreia antes de se recuperar de dois gols de desvantagem para segurar a anfitriã República Tcheca. Uma vitória por 5 a 2 sobre a Irlanda do Norte, juntamente com a goleada da Ucrânia sobre as anfitriãs, colocou a França, para quem Flavie Papin e Salome Alberbide foram excelentes, na linha de chegada.

Grupo 4

Finlândia (9 pontos) Eslovênia (6) Inglaterra (3) Moldávia (0) Anna-Kaisa Hannuksela, Matilda Herranen, Sandra Lind e Emilia Jokisalo brilharam quando a Finlândia venceu todos os três jogos para avançar. O time de Jaakko Laitinen estava muito bem organizado defensivamente e jogou bem, trocando futsal quando estava com a posse de bola. Ermenc Ines e Anja Zvokelj, de 22 anos, ajudaram a Eslovênia a terminar em segundo lugar, enquanto a Inglaterra se orgulhou em seu torneio de estreia, com Joy Lowe, Charlotte Gurr e Kirstie Kural impressionando. “É incrível estar um passo mais perto da primeira Copa do Mundo da história. Nosso objetivo é chegar à final, e estamos comprometidos em trabalhar duro para garantir a vaga da Finlândia. Estou extremamente orgulhoso do esforço da nossa equipe. Isso nos dá uma ótima base para continuar nosso treinamento.”

Tiia Ropanen , goleira da Finlândia “É ótimo conseguir isso. Estou orgulhoso da contribuição de cada jogador e da equipe. Nosso objetivo era estar na rodada de elite e chegamos lá bem.”

Emilia Jokisalo , pivô da Finlândia

Grupo 5

Suécia (9 pontos) Eslováquia (6) Bélgica (3) Letônia (0) Linda Lundstrom e Rebecca Rolin esbanjaram classe enquanto a Suécia, que fazia gols livres, avançava com arrogância. O time de Nicklas Asp precisou de dois gols no final para afundar a Eslováquia por 6 a 4 em uma emocionante abertura, antes de massacrar a Letônia por 7 a 0 e a Bélgica por 11 a 1. A pivô eslovaca Nikola Rybanska retornará para casa tendo sido uma das jogadoras de destaque na primeira rodada.

“Isso é incrível! É um sonho de infância representar meu país em uma Copa do Mundo, e agora estamos um passo mais perto. É difícil colocar em palavras os sentimentos agora, é como se eu estivesse voando.”

Susan Kiryo , pivô da Suécia “Estou muito orgulhosa e feliz com a forma como conseguimos controlar esta primeira rodada de qualificação, e que conseguimos três vitórias importantes. Jogar na Copa do Mundo é algo que sempre sonhei, e agora estamos um passo mais perto de tornar esse sonho realidade.” Madeleine Stegius , ponta da Suécia.

Suécia também está entre as classificadas | Foto: FIFA

Grupo 6

Polônia (6 pontos) Holanda (3) Cazaquistão (0) Agata Bala foi completamente injogável, já que a Polônia, após um final dramático, derrotou a Holanda por 4 a 2 na partida decisiva do único grupo de três times. A jogadora de 26 anos aterrorizou as holandesas com noz-moscada e desvios, ganhou um pênalti que marcou e registrou uma excelente assistência. A goleira Andzelika Dabek e a multifuncional Agata Sobkowicz também brilharam pelas polonesas.

Itália avança para a Copa do Mundo | Foto: FIFA

Maiores artilheiras

Sara Boutimah – Itália (6) Daria Kovshyk – Ucrânia (5) Renata Adamatti – Itália (4) Adrieli Berte – Itália (4) Csilla Krascsenics – Hungria (4) Sandra Lind – Finlândia (4) Rebecca Rolin – Suécia (4) Nikola Rybanska – Eslováquia (4) Salome Alberbide – França (3) Agata Bala – Polônia (3) Bruna Borges – Itália (3) Erika Ferrara – Itália (3) Alessia Grieco – Itália (3) Charlotte Gurr – Inglaterra (3) Mali Halgunset – Noruega (3) Simone Hand – Holanda (3) Matilda Herranen – Finlândia (3) Emilia Jokisalo – Finlândia (3) Susan Kiryo – Suécia (3) Kirstie Kural – Inglaterra (3) Lara Lucic – Croácia (3) Nicoletta Mansueto – Itália (3) Denisa Skalova – Tcheca (3) Madeleine Stegius – Suécia (3) Klaudia Tyciakova – Eslováquia (3) Senni Viren – Finlândia (3) Nikolina Vujadin – Bósnia e Herzegovina (3)

Rodada de elite

A rodada de elite acontecerá de 18 a 23 de março de 2025. Finlândia, França, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Espanha e Suécia serão divididas em dois grupos de quatro. As duas primeiras de cada seção se classificarão para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA. Ela começará em novembro de 2025. Nova Zelândia e Filipinas já garantiram duas das 16 vagas.