ENTRETENIMENTO

Copa do Mundo 2024 em estatísticas – LNF

Mehran Gholami foi o jogador mais jovem no Uzbequistão | Foto: FIFA

28
O pivô argentino Cristian Borruto jogou sua 28ª partida na Copa do Mundo de Futsal da FIFA na final, ultrapassando o brasileiro Fininho, o iraniano Ali Hassanzadeh e o espanhol Kike, ficando em quarto lugar na lista de jogadores com mais participações no torneio, atrás de Javi Rodriguez (29), Manoel Tobias (31) e Falcão (34).

Cristian Borruto jogou sua 28ª partida na Copa do Mundo | Foto: FIFA

25
Portugal estava invicto em 25 jogos em grandes competições até ser surpreendido por 2 a 1 pelo Cazaquistão nas oitavas de final. Desde a derrota por 5 a 2 para a Argentina nas semifinais da Colômbia 2016, o time de Jorge Braz não sentia o gosto da derrota há 11 jogos na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, 12 na UEFA Futsal EURO e dois na Futsal Finalissima. A Espanha também caiu na mesma fase no Uzbequistão, não conseguindo chegar às quartas de final das finais globais pela primeira vez em 35 anos, cortesia da surpresa da Venezuela.

 
 
   
Cazaquistão eliminou Portugal na Copa do Mundo | Foto: FIFA

18
A revelação do Afeganistão, Mehran Gholami, foi o jogador mais jovem no Uzbequistão 2024. Aos 18 anos e 326 dias, ele se tornou o nono artilheiro mais jovem da história do torneio.

Mehran Gholami foi o jogador mais jovem no Uzbequistão | Foto: FIFA

12
Guitta se tornou o primeiro jogador a levantar o troféu da Copa do Mundo de Futsal da FIFA com 12 anos de diferença.

Guitta havia sido campeão em 2012 | Foto: FIFA

10
Brasil e Cazaquistão registraram a maior vitória conjunta no Uzbequistão 2024. Ambos venceram por 10 a 0, contra Cuba e Nova Zelândia, respectivamente.

8
Ucrânia-Venezuela produziu oito gols antes do intervalo, igualando o recorde de mais gols no primeiro tempo de um jogo de fase eliminatória na competição. Tailândia e Azerbaijão estavam empatando por 4 a 4 no intervalo nas oitavas de final da Colômbia 2016.

Ucrânia foi a terceira colocada na Copa do Mundo | Foto: FIFA

7
Birzhan Orazov marcou o segundo gol mais rápido na história da Copa do Mundo de Futsal da FIFA com um voleio espetacular para o Cazaquistão contra a Espanha. O único mais rápido foi marcado por Javi Rodriguez, que estava no Uzbequistão 2024 como uma Lenda da FIFA, após apenas seis segundos para a Espanha contra Portugal em 2000.

6.96
O Uzbequistão 2024 teve a maior taxa de gols por jogo para uma Copa do Mundo de Futsal da FIFA neste século: 6,96. O recorde é 7,68, estabelecido em Hong Kong 1992.

Marrocos chegou às quartas de finais da Copa | Foto: FIFA

6
Danyil Abakshyn, da Ucrânia, e Abdessamad Mohammed, da França, terminaram como os melhores assistentes do torneio, com seis. Um atrás deles veio o trio brasileiro Arthur, Felipe Valerio e Marcel, Leo, do Cazaquistão, Moslem Oladghobad, do IR Iran, e Antonio Perez, da Espanha.

Ucrânia foi a terceira colocada na Copa do Mundo | Foto: FIFA

5
Alan Brandi e Arnold Knaub registraram o recorde do Uzbequistão de cinco gols em um jogo em 2024. O pivô argentino fez isso em uma vitória de 9 a 5 sobre Angola e o homem útil do Cazaquistão em uma derrota de 10 a 0 sobre a Nova Zelândia. Apenas oito homens marcaram mais gols em uma partida da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, com o russo Konstantin Eremenko fazendo isso duas vezes e seu compatriota Pula detendo o recorde de nove.

Alan Brandi chegou ao vice-campeonato com a Argentina | Foto: FIFA

5
Cristian Borruto e Ali Hassanzadeh igualaram o recorde de Falcão de jogar em cinco Copas do Mundo de Futsal da FIFA.

Ali Hassanzadeh chegou a sua quinta Copa | Foto: FIFA

2
Salar Aghapour, Angel Claudino, Dyego, Erick, Higuita, Abdessamad Mohammed, Ismail Ouaddouh, Pito e Javier Adolfo Salas ganharam os dois prêmios de Jogador da Partida do Uzbequistão de 2024.

Pito levou dois troféus de melhor em quadra | Foto: FIFA

2
Afeganistão e França chegaram à fase eliminatória em sua estreia na competição. A Tailândia, enquanto isso, sofreu a eliminação nas oitavas de final pela quarta Copa do Mundo de Futsal da FIFA consecutiva.