NOTÍCIAS

Mostra cultural escolar recebe oficina da Casan sobre Saneamento em Florianópolis

Fotos: Divulgação / Casan

Uma atividade especial sobre saneamento fez parte da Mostra Pedagógica e Cultural da Escola Municipal José do Valle Pereira, no Bairro João Paulo, em Florianópolis, nesta sexta-feira, 27. Por lá, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) apresentou uma maquete para demonstração do tratamento de esgoto. A ação faz parte do Programa Socioambiental das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Saco Grande.

 
 
   

Com a maquete, as educadoras socioambientais mostraram como o esgoto coletado nas residências é conduzido por uma rede de tubulações até às Estações de Tratamento de Esgoto para depuração. Na apresentação são utilizados iodo e água sanitária para representar a poluição e a descontaminação da água.

A Companhia desenvolve atividades em parceria com a escola há dois anos, com atividades que abordam diferentes temas relacionados à proteção do meio ambiente, saneamento e cidadania. “Reencontramos vários estudantes que participaram das ações de educação ambiental. É muito gratificante ver que eles assimilam o conhecimento e difundem a consciência ambiental para os amigos e para a família”, explica a bióloga Maria Júlia da Rosa.

As atividades do Programa Socioambiental atuam nos bairros João Paulo, Monte e Verde e Saco Grande, regiões que serão beneficiadas pelas obras. Além da EBM José do Valle Pereira, também já foram desenvolvidas atividades de educação nas escolas Donícia Maria da Costa, no Saco Grande, EEB Professora Laura Lima, Monte Verde, além da EBM Marcolino José de Lima, na Barra do Sambaqui. Ainda são desenvolvidas atividades nos projetos sociais Bairro Educador, no Monte Verde e Conselho Comunitário do Saco Grande (Comosg).

A Casan está investindo um total de R$129,6 milhões na implantação de infraestrutura sanitária na região com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). As atividades de educação do projeto socioambiental das obras foram aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação do empreendimento.