NOTÍCIAS

Tecnologia desenvolvida pelo MP da Paraíba disputa premiação nacional

O Núcleo de Gestão do Conhecimento do Ministério Público da Paraíba (NGC/MPPB) obteve a confirmação de que a ferramenta desenvolvida pelo órgão, o “Pandora Speech”, é finalista do Prêmio CNMP 2024. Em todo o país, foram selecionados 27 projetos e programas de uma lista de 651 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitadas a participar da premiação.

A colocação final dos premiados será revelada durante a cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 27 de novembro, às 17h, no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.

 
 
   

O resultado de mais uma fase do Prêmio CNMP foi comemorado pelo NGC, coordenado pelo promotor de Justiça, Octávio Paulo Neto.

O gestor da ferramenta, o promotor de Justiça, Alberto Cartaxo, destacou a importância do Pandora Speech: “É uma ferramenta que tem auxiliado bastante a compreensão de audiências, pois agiliza a análise e a transcrição de áudios e vídeos.

“Estamos avaliando futuros aprimoramentos, a exemplo da contratação de ChatGPT da OpenAI, que tornarão a análise de depoimentos ainda mais fluídas do que são atualmente”, assinalou.

Alberto Cartaxo lembrou, ainda, que o Pandora Speech permite, por exemplo, que, após a transcrição dos áudios, o usuário baixe o arquivo e, em seu computador, faça uma pesquisa textual, trazendo maior qualidade às peças jurídicas que mencionam trechos de testemunhos e interrogatórios.

Também, permite a automatização de diversos processos, como a transcrição de áudios de interceptações telefônicas e WhatsApp, facilitando a análise do conteúdo destes tipos de mídias. No último ano, conforme dados do NGC, foram realizadas 547 transcrições com o auxílio dessa ferramenta.

Confira a lista dos finalistas.

As 27 iniciativas finalistas foram escolhidas entre as 45 semifinalistas anunciadas no último dia 20 de agosto, que foram selecionadas de uma lista de 651 projetos das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitados a concorrer à premiação. Na edição deste ano serão premiadas até três iniciativas em cada uma das nove categorias: Investigação e inteligência; Persecução cível e penal; Integração e articulação; Transversalidade dos direitos fundamentais; Fiscalização de políticas e recursos públicos; Diálogo com a sociedade; Governança e gestão; Sustentabilidade; e Tecnologias disruptivas ou emergentes.

O Prêmio CNMP 2024 tem como objetivo identificar, premiar e disseminar projetos e programas bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Plano Estratégico Nacional, que contribuam para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade. Instituída por meio da Resolução n° 94/2013, a premiação é destinada a membros e servidores do Ministério Público, o prêmio reconhecerá até três projetos por categoria, destacando os esforços que transformam a atuação do MP em diversas áreas de atuação.