NOTÍCIAS

Crianças do Monte Verde, em Florianópolis, participam de atividade sobre saneamento

Projeto Socioambiental SES Saco Grande / Monte Verde / Acervo CASAN

Com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a importância do saneamento básico, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promoveu esta semana uma nova atividade de educação ambiental com crianças atendidas pelo projeto social Bairro Educador do Monte Verde, em Florianópolis.

 
 
   

A atividade contou com a apresentação de vídeos e o uso de uma maquete para representar o funcionamento  das redes subterrâneas de drenagem pluvial e de esgotamento sanitário. Enquanto as redes de drenagem pluvial fazem o escoamento da água das chuvas para córregos, rios e mar, as tubulações de esgotamento sanitário conduzem o efluente doméstico até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para depuração e eliminação de microrganismos. Após o tratamento na ETE, o efluente pode retornar à natureza sem causar risco de degradação ao meio ambiente ou à saúde humana.  

As crianças também fizeram um passeio para observar a qualidade ambiental do Rio Vadik. Na cachoeira, em local protegido pela vegetação e mais próximo à nascente, a água do rio permanece com as suas características naturais. Entretanto, à medida que o curso do rio passa por áreas mais urbanizadas, a qualidade da água se altera devido à contaminação provocada por ligações de esgoto irregulares e poluição por resíduos sólidos descartados de maneira irregular nas ruas.

No trajeto de volta, as crianças fizeram um mutirão de limpeza para recolher os resíduos encontrados na trilha. Um grupo de 28 crianças de idades entre 8 e 13 anos participaram da atividade.

“Desde cedo, é importante que as crianças compreendam a importância do cuidado com a água, o descarte correto do lixo e a coleta e tratamento adequado do esgoto”, explica a bióloga e educadora ambiental Maria Júlia da Rosa. “Ao aprenderem sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente, elas tornam-se agentes de mudança, influenciando suas famílias e comunidades a adotarem práticas mais sustentáveis”, completa.

Os projetos e atividades pedagógicas desenvolvidas pela equipe dos programas socioambientais foram aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação. As atividades serão executadas durante todo o processo de implantação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.