O Governo de Minas anunciou mais um avanço no que diz respeito a um futuro com menos emissão de poluentes fósseis: a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o Porto de Roterdã, localizado na cidade de mesmo nome, nos Países Baixos. O porto é reconhecido como principal entrada e saída de mercadorias do continente europeu.
Assinaram o documento o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, o diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette, e a vice-embaixadora dos Países Baixos, Afke Idzardina Mulder, em cerimônia realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, na terça-feira (10/9).
“Minas dá mais um passo importante para fortalecer os acordos comerciais de exportação. A partir desse memorando, ampliamos as possibilidades de negócios com a Europa e de comercialização dos produtos mineiros para todo o mundo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
A efetivação do Memorando de Entendimento resultou do trabalho feito pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada de atração de investimentos, Invest Minas.
Maior cooperação e oportunidades
O documento tem como objetivo facilitar cooperações entre o Governo de Minas e o porto europeu, sobretudo, em temas relacionados às áreas de agricultura, fertilizantes, recursos minerais descarbonizados, minerais críticos e inovação.
Serão realizados seminários de investimento e comércio para empresas europeias para informar sobre as oportunidades e condições de negócios em Minas Gerais.
“O Porto de Roterdã é o maior da Europa e é considerado a porta de entrada e saída de mercadorias no continente europeu. Por lá, passam as exportações das principais commodities brasileiras, por isso essa assinatura ganha tanta importância”, celebra o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Braga afirma ainda que a assinatura representa “grande oportunidade para mostrarmos aos grandes investidores europeus os benefícios de se acreditar em Minas Gerais”.
Exposibram
A assinatura entre o Governo de Minas e o Porto de Roterdã foi um trabalho paralelo à realização, em Belo Horizonte, da maior feira relacionada à mineração da América Latina, a Exposibram 2024.
Em meio a debates sobre a busca pela descarbonização na mineração, a Invest Minas participou do evento em agendas envolvendo investidores do setor.
Também na terça-feira (10/9), Gustavo Garcia, diretor de Gestão e Novos Negócios, ministrou palestra para representantes de empresas da Coreia do Sul no país, enquanto o especialista em Energia de Transição da agência, Miller Gazolla, participou de painel organizado pela Embaixada do país asiático no Brasil, na qual apresentou políticas de investimentos e possibilidades oferecidas por Minas Gerais.