O Brasileirão é certamente um dos campeonatos de pontos corridos mais disputados do mundo. E a edição 2024 não tem sido diferente. Até aqui, já foram 25 rodadas, duelos equilibrados e batalhas acirradas pelo topo da tabela. Ao fim de cada rodada, o Jornal da Paraíba atualiza as chances de título, vagas por competições internacionais e, é claro, a luta contra o rebaixamento. As probabilidades são baseadas em cálculos matemáticos do site estatístico Chance de Gol.
+ Dicas do Cartola FC: quem escalar?
Chance de título? De vaga na Libertadores? E de rebaixamento?
Com 25 rodadas já disputadas, o Brasileirão 2024, o Botafogo está de volta a liderança, com 50 pontos, e chegou a 46,1% de chance de conquistar o título. O Fortaleza que agora é vice-líder, tem 48 pontos e um jogo a menos. Apesar da partida a menos, o Laion tem 8,8% de chances de ser campeão.
Palmeiras e Flamengo completam a lista dos quatro primeiros, sendo o time paulista com 47 pontos, enquanto os cariocas estacionaram nos 44 pontos. O Verdão tem, neste momento, 32,3% de chance de ser campeão, enquanto o Fla, com um jogo a menos, possui 11,6% .
Na zona de rebaixamento, o lanterna é o Atlético-GO, com 18 pontos. O Dragão possui 92.7% de chances de disputar a Série B em 2025.
Já as chances de Libertadores seguem altas para os quatros primeiros colocados da tabela:
Botafogo (99.93%), Fortaleza (95,2%), Palmeiras (99,3%) e Flamengo (96,4%).
Saiba como os cálculos são feitos
O site Chance de Gol calcula as probabilidades com base nas chances de vitória, empate e derrota para cada uma das partidas que ainda não foram realizadas. A partir de simulações em todos os jogos, são contabilizadas as chances de cada um dos clubes se classificarem ou serem rebaixados. Mas como as probabilidades são calculadas?
+ Quem tem mais chance de classificação e de rebaixamento na Série C 2024? Veja
+ Quem tem mais chance de classificação no Grupo 3 da Série D do Brasileiro 2024? Veja
Cada jogo depende, em suma, da força de cada time. Além disso, outros atributos são considerados, como local de jogo — casa ou fora —, a partida mais recente que cada clube fez etc. Por outro lado, não são contabilizadas informações de cunho histórico, tabus, invencibilidades, desfalques etc.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba