Imagina chegar na hora de uma prova importante e não conhecer nada sobre o estilo dela. Não saber o que esperar deixa tudo mais difícil, né? Por isso, é tão importante treinar com simulados para o Enem.
Pensando nisso, a psicopedagoga Helena Viegas, a psicóloga Aline Arruda e a professora Josy Kelly deram três dicas valiosas de como esse treino pode ajudar a quem vai passar pelo exame.
Controle do tempo
Os simulados são grandes aliados para o tempo de prova. Helena explicou esse treino pode ser feito, inclusive, com provas anteriores do Enem. Com elas, o estudante responde questões com o mesmo perfil para as quais está se preparando.
E detalhe, o candidato deve cronometrar o tempo de prova, assim como no dia do Enem. Desse modo, é possível começar a perceber padrões, a exemplo de uma demora maior pra certos tipos de questões.
A dica de Helena é que o estudante faça vários simulados ao longo do ano para se acostumar e fazer bonito no exame.
Repetição
Aline garante que “treino nunca decepciona” e que essa preparação que levou a bons resultados deve ser repetida na hora da prova.
“Se você treinou de uma forma, faz dessa forma. Não inventa!”, reforçou.
Esse método, segundo Aline, não serve só para os estudos, mas para tudo. A alimentação, por exemplo, deve ser a que o estudante já está acostumado para evitar contratempos.
Cronometrar redação
Cronometrar o tempo da redação do Enem é a orientação da professora Josy Kelly. Ela disse que a produção textual deve levar, no máximo, uma hora e meia. Fazendo esse controle antes, é mais fácil garantir um bom desempenho no dia do exame.
Quer mais dicas para se dar bem no Enem? Acompanhe as plataformas do Lá Vem o Enem e tenha acesso a conteúdo gratuito e exclusivo até o dia da prova.