Com 23 mil habitantes, o município que tem beleza até no nome recebe há mais de duas décadas um grande festival com arte, cultura e entretenimento de graça. E cada vez mais o Festival de Inverno de Bonito faz parte do calendário de grandes festivais do Brasil, está mais afinado com os desejos do bonitense e conta com uma programação voltada para a família.
O governador Eduardo Riedel fez questão de ver de perto várias atrações ao longo da sexta-feira (23). Após lançar o projeto Bonito Eco Criativa, um evento criado para incentivar práticas ainda mais responsáveis e ter a comunidade engajada com o turismo, ele visitou o Festival Bonitinho, voltado para as crianças com atividades de esporte, lazer, cultura e educação, e conheceu o Cine Pet, que exibe filmes didáticos sobre posse responsável e proteção à natureza.
Ele também arriscou algumas pinceladas com a primeira-dama Mônica em uma pintura livre no stand do Sesi, prestigiou a economia criativa de artesãos e indígenas, conheceu o trabalho de reciclagem e as esculturas de bichos do Pantanal, ainda na Praça da Liberdade, e se deixou encantar pela música clássica e projeções da Catedral Erudita – novidade da edição 2024.
E a agenda não parou aí. Eduardo Riedel ainda prestigiou os shows no Palco Lua, que teve como atração principal Zé Ramalho. Toda a agenda foi acompanhada de perto pelos secretários Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), Eduardo Rocha (Casa Civil) e Marcelo Miranda (Turismo, Esporte e Cultura), pelos presidentes da FCMS, Eduardo Mendes, e da Fundtur, Bruno Wendling, além do deputado Paulo Corrêa, entre outras autoridades.
“Está uma maravilha o Festival de Inverno. Está muito bonita a Praça da Liberdade, a programação, tem lotado shows à noite, participação de todas as formas de expressão da arte presente aqui em Bonito. Então, realmente é uma festa que não é de Bonito, não é de Mato Grosso do Sul, é do Brasil e do mundo. Vale a pena vir pra cá pra poder não só se divertir e assistir os shows, mas curtir um pouco essa grande experiência que está tendo aqui em Bonito, que vai da gastronomia até todas as formas de arte aqui presente”, avaliou o governador.
Corrida 21K
Também em Bonito, ele encontrou tempo para participar do happy hour de lançamento da corrida 21K, a convite da organizadora Kassilene Cardadeiro. O evento esportivo é considerado o maior de Mato Grosso do Sul.
Na ocasião, o governador fez questão de ressaltar a importância da corrida, que gera fluxo turístico e movimentação econômica, e destacar o papel da iniciativa privada no desenvolvimento da cidade. “Vou contar uma história nossa, que quando a gente foi ter a nossa primeira filha, a Marcela, eu era muito novo. Todo mundo que vai ter o primeiro filho fica na insegurança, né? Porque naquela época, eu era muito novo aí o médico me chamava de Caipira e falou assim: ‘Caipira, você fica tranquilo que essa criança vai nascer com o médico, sem o médico e apesar do médico’. O mesmo vale para o governo. Quem faz acontecer é o privado. A gente tem que ter a consciência de que quem faz são vocês. Os governos podem ajudar muito e é o que a gente busca fazer, não criar barreiras, promover, induzir”, finalizou Eduardo Riedel.
Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende