ENTRETENIMENTO

Em Nova Friburgo, Seleção Brasileira se prepara para a Copa do Mundo no Uzbequistão – LNF

Sob o comando de Marquinhos Xavier, o Brasil soma apenas duas derrotas.

Na manhã desta terça-feira (20), a Seleção Brasileira de Futsal deu continuidade à preparação em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, para a Copa do Mundo do Uzbequistão. O treinamento começou às 10h no ginásio poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro, no distrito de Conselheiro Paulino, e durou cerca de uma hora e meia.

Seleção Brasileira inicia preparação, em Nova Friburgo, para a Copa do Mundo de Futsal

 
 
   

A primeira fase da preparação começou na Granja Comary, em Teresópolis, no dia 11 deste mês e seguiu para Nova Friburgo no dia 15. A equipe do técnico Marquinhos Xavier viaja para o Rio de Janeiro na próxima quinta-feira (22), e embarca para a Copa do Mundo no Uzbequistão, na Ásia Central, em 02 de setembro.

Ao ge o treinador Marquinhos Xavier contou que esse “tour” na Serra Fluminense faz parte de uma estratégia:

“A gente queria muito estar aqui próximo porque as questões de logística e estrutura facilitam. E outro objetivo é valorizar o do Rio de Janeiro, um Estado importante pro Futsal. Durante muito tempo forneceu para o Futsal brasileiro grandes craques. Aqui a gente também tem equipes de futebol de muita força, tanto na capital quanto no interior. E também aproximar o Futsal do Futebol e do público também, que sempre nos recebe com muito carinho”, disse.

A Copa do Mundo de Futsal 2024 terá 24 equipes, divididas em 6 grupos. O Brasil é cabeça de chave do grupo B, que tem Cuba, Croácia e Tailândia. Fato que foi celebrado pelo treinador.

“Eu acho que a grande vantagem de ter caído no grupo B é que a gente se mantém na sede até uma semifinal possível. Isso ajuda demais porque um dos grandes problemas dessas competições é trocar toda hora de sede. E isso traz um desconforto e um transtorno para todos nós. E é um grupo bom para iniciar. Cuba que entrou em segundo na CONCACAF… a Croácia, um jogo muito físico… a gente jogou com muitas equipes do leste europeu que têm essa característica de jogo de enfrentamento físico. É duro de jogar. E a Tailândia, que tem uma experiência em mundiais e tem uma liga muito organizada. Então tudo isso traz um equilíbrio para preparar bem a seleção para as fases seguintes” analisou Marquinhos.

O treinador canarinho também acredita que a mescla entre experiência e juventude pode fazer a diferença. Dos 15 convocados, 8 já disputaram Copas do Mundo. São eles os goleiros Guitta e Willian, os alas Lino, Dyego e Arthur, e os fixos Pito, Ferrão e Marlon.

Treinos na serra friburguense começaram no último dia 15.

Maior vencedora em Copas

A Seleção Brasileira de Futsal é a maior vencedora de Copas do Mundo. São 5 títulos (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012). A Espanha vem logo atrás com 2 títulos (2000 e 2004), e com 1 título a Argentina (2016) e a atual campeã Portugal (2020), que venceu os “hermanos” na Copa da Lituânia em 2021. Lembrando que a Copa foi disputada em 2021 por conta da pandemia de Covid-19.

A seleção tem motivos para ser otimista. Dos 36 jogos realizados nesse ciclo de preparação, o time de Marquinhos Xavier só foi derrotado em duas oportunidades.

”Os números nos ajudam a contar um pouco dessa história e a gente chega com uma seleção mais preparada. É claro que só isso não é o suficiente, a gente sabe do esforço que precisa ser feito… mas eu acho que é um caminho importante para levar a seleção melhor preparada não só física e técnica, mas também emocionalmente” finalizou o treinador.